Bandeira vermelha na Fórmula 1: Quando é usada, regras e informações
O regulamento da Fórmula 1 é extenso e nele está previsto o uso de bandeiras vermelhas, que servem para sinalizar acidentes ou condições climáticas extremas, fazendo com que a corrida seja paralizada. Ela já foi agitada mais de 80 vezes ao longo da história da categoria, inclusive encerrando definitivamente algumas provas que não foram retomadas depois.
É considerado um instrumento de segurança, que costuma irritiar os torcedores que assistem pela TV e principalmente aqueles que estão nas arquibancadas. Afinal, serve para paralisar as corridas por tempo indeterminado, até que a situação seja resolvida. Porém, o limite para que seja concluída é de 3 horas após ter sido iniciada, considerando a bandeira vermelha.
Regras para uso da bandeira vermalha na Fórmula 1
A bandeira vermelha indica que os pilotos devem deixar a pista imediatamente. Ela sinaliza que aconteceu um acidente mais grave, que exigirá a limpeza do circuito para a retomada da prova, nestes casos normalmente representa a necessidade de limpeza do ambiente, devido aos detritos que ficaram no local.
Também pode ser usada em casos em que um carro ficou quebrado em uma área de difícil acesso ou em que a pista é estreita e precisará ser removido com cuidado. Também pode ser acionada em casos de tempo ruim, quando começa a chover muito e fica impraticável conduzir os carros nesta situação, fazendo com que a disputa seja momentaneamente interrompida.
A corrida para quando a bandeira vermelha é acionada?
A bandeira vermelha costuma ser agitada por diversos comissários ao longo da pista, para alertar os pilotos não importando o setor que estejam. Desde 2007 a Fórmula 1 usa um sistema de GPS que auxilia nestas notificações, informando os marshalls. Assim, os pilotos recebem a informação direto no cockpit, indicando que devem parar o carro nos boxes.
A partir do momento em que a bandeira vermelha começa a ser agitada, a saída do pit lane é fechada e todos os pilotos que estão na pista são obrigados a retornarem aos boxes, dirigindo de maneira cautelosa, sem ultrapassagens. A partir de 2005, a FIA começou a comunicar com 10 minutos de antecedência a retomada da prova, que é feita normalmente atrás do safety car.
Corrida de Fórmula 1 pode acabar com bandeira vermelha?
As corridas de Fórmula 1 podem ser encerradas com bandeira vermelha. Quando isso acontece, a classificação da prova será definida conforme a ordem de pilotos em relação a PENÚLTIMA VOLTA antes da bandeira vermelha ter sido acionada. Aliás, isso gerou polêmica no GP Brasil de 2003, vencido por Giancarlo Fisichella, mas com vitória atribuída primeiro a Kimi Räikkönen, que subiu no lugar mais alto do pódio antes da FIA mudar o resultado.
Em 2021, Max Verstappen venceu o GP da Bélgica com apenas duas voltas, disputadas atrás do safety car, devido a chuva intensa. Isso fez com que os organizadores do campeonato mudassem o modo de pontuar uma prova interrompida por bandeira vermelha. O artigo 57 informa: “Os pontos reduzidos só se aplicam quando uma corrida é encerrada por uma bandeira vermelha. Caso não, independentemente se a prova foi suspensa em algum momento ou não, os pontos completos são concedidos”.
Anteriormente, corridas com menos de duas voltas disputadas não davam pontos e provas com menos de 75% concluídas entregavam metade da pontuação original. Agora ficou assim:
- Sem pontuação em provas com menos de duas voltas disputadas sob bandeira verde;
- Em provas com pelo menos duas voltas em bandeira verde num total de 25% da distância total, a pontuação será apenas para os cinco primeiros colocados, respectivamente: 6, 4, 3, 2 e 1 ponto;
- Caso a disputa seja entre 25% e 50%, a pontuação será para os nove primeiros: 13, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1;
- Se a disputa for entre 50% e 75%, então a pontuação entregue será: 19, 14, 12, 9, 8, 6, 5, 3, 2 e 1;
- Caso ultrapasse 75%, valem os pontos integrais.
Bandeira vermelha em treinos de classificação da Fórmula 1
Quando a bandeira vermelha é mostrada durante treinos classificatórios ou sessões livres, os carros devem reduzir a velocidade, os pilotos precisam ter alerta máximo e devem voltar aos boxes. Enquanto o pit lane fica fechado, é permitido que os carros passem por reparos, sendo permitido que as equipes trabalhem neles.
Os pilotos costumam ficar irritados quando isso acontece durante os treinos livres, já que o relógio não para quando a bandeira vermelha é acionada, reduzindo o tempo para que eles conheçam a pista. A partir de 20221, o tempo dos treinos livres foi reduzido de 90 para 60 minutos, atrapalhando ainda mais quando a bandeira é agitada.
Caso uma bandeira vermelha impeça que o treino classificatório seja concluído no sábado, é possível que fique para domingo, geralmente na parte da manhã.
É permitido ultrapassar com bandeira vermelha?
Não. É proibido fazer ultrapassagens quando as bandeiras vermelhas são mostradas aos pilotos. Esse tipo de manobra só pode ser realizada em relação a carros quebrados na pista ou que estejam andando em velocidades abaixo do recomendado e que possam causar novos acidentes. Além de proibir ultrapassagens, é recomendado que conduzam com ainda mais cuidado nesta situação.
Quando a bandeira vermelha passou a ser usada na Fórmula 1?
A bandeira vermelha sempre esteve presente na Fórmula 1, sendo uma criação mais velha do que a categoria mais veloz do automobilismo mundial. Se a F1 é disputada desde 1950, o instrumento de segurança para os pilotos já era usado em corridas de automóveis desde 1899, assim como a bandeira amarela.