Bearman conversou para pilotar eterna rival da Ferrari
O conselheiro sênior da Red Bull, Helmut Marko, fez uma confirmação que surpreendeu muitos torcedores. O homem forte da equipe austríaca revelou que houve negociações com Oliver Bearman, embora pareça que uma vaga na equipe RB não esteja nos planos.
Com Carlos Sainz ausente após o treino de quinta-feira (7), na Arábia Saudita devido a uma apendicite, a Ferrari chamou seu piloto reserva de 18 anos, Bearman, para o restante do fim de semana de corrida. O jovem estava inicialmente em Jedá para atividades na Fórmula 2, onde conquistou a pole position para a corrida principal.
Rapidamente, Bearman teve que mudar seu foco para sua estreia na Fórmula 1 e atraiu muita atenção no paddock com sua performance. O piloto britânico quase garantiu um lugar entre os dez primeiros no grid antes de conquistar um impressionante sétimo lugar.
Futuro de Bearman começou a ser pauta nos bastidores da F1
Isso gerou muitas especulações sobre uma possível permanência de Bearman no grid da F1, com sugestões de que ele poderia potencialmente ocupar um assento na equipe B da Red Bull, já que Marko confirmou ter tido “conversas informativas” com o jovem enquanto ele fazia parte das fileiras da Ferrari. No entanto, Marko descartou essa ideia.
Com Bearman possivelmente seguindo os passos de Charles Leclerc e avançando para a equipe Ferrari, caso sua notável progressão continue, Marko afirmou que não seria do interesse da Red Bull desenvolver um piloto para seu rival.
“Na verdade, tivemos uma conversa informativa com ele, mas ele já estava na Ferrari Academy naquela época”, disse Marko ao OE24 quando a sugestão de Bearman para RB foi levantada.
Essa postura determinada de Marko surge em um momento em que ele já está pressionando Daniel Ricciardo, que enfrentou dificuldades nas duas primeiras rodadas da Fórmula 1 de 2024 contra seu companheiro de equipe, Yuki Tsunoda na RB.
Apesar de não ser na equipe principal da Red Bull, Marko deixou claro que Bearman deveria estar no grid, sugerindo a equipe cliente da Ferrari, Haas, como potencial destino ideal para o piloto. O britânico já teve duas aparições no FP1 com a Haas, e mais estão agendadas ao longo da atual temporada.
Charles Leclerc e Lewis Hamilton estão contratados pela Ferrari em acordos plurianuais, a partir de 2025. “Eles [Ferrari] compraram Hamilton por um preço alto e têm um contrato de longo prazo com Leclerc”, disse Marko. “Eu colocaria o garoto [Bearman] em uma equipe menor como a Haas no próximo ano.