Bomba sobre antecipação da aposentadoria de Verstappen vem à tona
A FIA introduziu novas explicações e punições em seu regulamento da Fórmula 1 para lidar com o uso de palavrões em transmissões oficiais do esporte. Sob a liderança de Mohammed Ben Sulayem, a entidade decidiu adotar uma postura ainda mais rígida contra transgressões, algo que, segundo o De Telegraaf, gerou descontentamento entre os pilotos.
As novas regras incluem multas mais severas para quem desrespeitar as diretrizes de conduta, além da suspensão da superlicença por um mês e a possibilidade de perda de pontos no campeonato.
De acordo com o jornal holandês, o tema foi amplamente debatido no grupo de mensagens dos pilotos. A reação veio após uma crescente insatisfação manifestada no final da temporada de 2024, quando os competidores acusaram a FIA de tentar “controlá-los de todas as maneiras”.
O GPDA (Grand Prix Drivers’ Association), liderado por George Russell, emitiu um pedido formal de explicações à FIA em nome dos pilotos. No entanto, não houve uma resposta pública. Em entrevista ao Motorsport.com, Ben Sulayem chegou a declarar que essa não era uma questão que os competidores deveriam “se intrometer”.
Verstappen entre os mais insatisfeitos
O De Telegraaf destaca Max Verstappen como um dos principais opositores à decisão. O tetracampeão mundial já havia sido punido com serviço comunitário após usar um palavrão durante uma coletiva de imprensa no GP de Singapura. Como forma de protesto, Verstappen optou por permanecer em silêncio em eventos oficiais subsequentes e organizou suas próprias coletivas de imprensa paralelas.
Na época, o holandês afirmou que as medidas de Ben Sulayem estavam “tirando a diversão” do esporte e influenciando suas perspectivas de futuro na Fórmula 1. Ele sugeriu que, caso as restrições continuassem a aumentar, poderia perder o interesse em continuar competindo na categoria.
Possível aposentadoria antecipada
Segundo o De Telegraaf, a possibilidade de uma aposentadoria precoce de Verstappen se torna cada vez mais concreta. Apesar de estar vinculado à Red Bull até 2028, o piloto já havia indicado que não planejava permanecer na Fórmula 1 por muitos anos e que as mudanças recentes podem acelerar essa decisão.