Campeão da F1 exalta Carlos Sainz e aproveita pra dar ALFINETADA em Charles Leclerc na Ferrari
Um grande movimento feito nos bastidores da Fórmula 1 antes mesmo da temporada 2024 começar, foi a oficialização de Lewis Hamilton na Ferrari, causando a saída de Carlos Sainz da equipe italiana para 2025.
Mesmo demitido, o espanhol faz uma boa temporada com o time italiano, com direito até mesmo a vitória. Essa performance causa entre muitos especialistas a discussão se de fato o time de Maranello fez certo em tirá-lo, optando por manter Charles Leclerc.
Damon Hill, campeão mundial de Fórmula 1 em 1996, afirmou no podcast F1 Nation que não compreende o que está acontecendo com Charles Leclerc, dado seu desempenho abaixo do esperado nas corridas. Hill destacou que Carlos Sainz tem mostrado uma performance melhor, apesar de sua demissão da Ferrari.
“É um mistério para mim, porque Carlos parece ser capaz de sair de situações difíceis e fazer mais com as ferramentas que tem à sua disposição do que Charles, embora seja ele quem está ficando”, disse Hill sobre a perfomance atual dos pilotos da Ferrari.
Leclerc em queda, mesmo cenário da Ferrari
Sua queda coincidiu com o retrocesso da Ferrari, que foi ultrapassada por McLaren e Mercedes, enquanto a distância para a Red Bull aumentou. No entanto, nesse período, Carlos Sainz marcou 38 pontos, mais de três vezes a pontuação de Leclerc.
O campeão mundial Damon Hill definiu o desempenho atual de Leclerc como um mistério. Hill acredita que os mecânicos e engenheiros da Ferrari têm mais confiança em Sainz neste momento, apesar do espanhol ter sido forçado a procurar uma nova equipe após a decisão da Ferrari de contratar Hamilton e renovar com Leclerc.
Sobre a situação da escuderia italiana, Hill disse: “Não entendo o que está acontecendo na Ferrari, e Leclerc também não está recebendo o apoio certo da equipe em termos de estratégia”, referindo-se ao fracasso da estratégia em Silverstone, onde a Ferrari e Leclerc apostaram cedo nos pneus de chuva. No entanto, o piloto também foi responsável por isso.
Hill destaca, em contraste, o avanço de Sainz, que ainda não tem destino definido para 2025: “Leclerc parece um pouco confuso, e não entendo o porquê. Carlos, por sua vez, parece ter se recuperado e assumido o controle. Ele saiu da situação com firmeza e disse: ‘É assim que vou fazer isso’. Talvez isso dê mais confiança aos estrategistas, o que Carlos não tem”.