Carlos Sainz é campeão do Dakar e deixa muitos fãs da velocidade de boca aberta
No Dakar Rally 2024, o projeto da Audi, com muitos altos e baixos, finalmente alcançou a vitória graças ao veterano Carlos Sainz, que agora detém quatro títulos nos carros do Dakar.
A última etapa ocorreu numa sexta-feira, 19 de janeiro, onde os concorrentes cobriram 175 quilômetros, partindo e retornando a Yanbu. Apesar Sébastien Loeb vencer a última etapa, a grande comemoração foi para o tetracampeão Carlos Sainz, que terminou o dia em 17º lugar.
A jornada vitoriosa de Sainz e Cruz
Sainz, juntamente com seu co-piloto Lucas Cruz, necessitavam apenas terminar a última etapa, pois já possuíam uma vantagem significativa na classificação. Com um tempo acumulado de 48 horas, 15 minutos e 18 segundos, a dupla espanhola conseguiu o primeiro título com o carro elétrico da Audi, o que foi um cenário inédito para a montadora alemã.
Este também é o quarto título de Sainz e Cruz, que anteriormente haviam conquistado a vitória com marcas diferentes: Volkswagen em 2010, Peugeot em 2018, Mini Cooper em 2020 e agora, a Audi.
Outros destaques e competidores brasileiros
Guillaume de Mevius terminou o Dakar na segunda colocação, 1h20min atrás do vencedor. Sébastien Loeb garantiu o terceiro posto, tendo Guerlain Chicherit e Martin Prokop completando o top-5.
Os representantes brasileiros encararam muitos desafios. Lucas Moraes, após enfrentar problemas nos últimos dias e perder a chance de subir ao pódio, terminou em nono lugar. O competidor Cristian Baumgart ficou com a 13ª posição no geral.
Vitória nos SSVs e no Challenger
O título na categoria SSV (UTVs leves) foi para Xavier de Soultrait e seu co-piloto Martin Bonnet. O brasileiro Cristiano Batista e seu co-piloto espanhol Fausto Mota ficaram na sétima posição.
Na categoria Challenger (protótipos), Cristina Gutierrez Herrero e Pablo Moreno garantiram a vitória. O carro brasileiro pilotado por Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs terminou o Dakar na sétima colocação desta classe.
Para mais notícias sobre o Rally Dakar 2024 e outras competições, continue acompanhando o Grande Prêmio.