Carlos Sainz pode chegar na Williams trazendo caminhão de dinheiro
Após uma longa negociação recentemente concluída, o chefe da equipe Williams, James Vowles, conseguiu finalizar a contratação de Carlos Sainz, que se juntará à histórica equipe de Grove na próxima temporada com um contrato plurianual.
Esta contratação pode contribuir para a gradual ascensão da Williams ao status de equipe de topo, algo que não ocupa há muitos anos e que é seu principal objetivo. Além disso, a chegada de Sainz pode trazer outras vantagens para a equipe inglesa.
A chegada de Sainz pode trazer outros benefícios além das pistas, especialmente no aspecto comercial. “A verdadeira vantagem comercial para todas as equipes de Fórmula 1 é o desempenho,” explicou Vowles em comunicado divulgado pelo motorsportweek.com.
“Se você torna seu carro mais rápido ou tem pilotos que empurram o carro e a si mesmos para melhorar o desempenho, isso, por sua vez, gera oportunidades para campeonatos e receitas de patrocínio. Esse é o segredo de como gerenciar uma equipe de Fórmula 1. Trate-a como uma startup. É necessário investir financeiramente em dois pilotos que você sabe que vão pressionar a equipe. Não é como se, da noite para o dia, alguém lhe oferecesse 20 milhões. Não funciona assim, mas faz parte da jornada que nos leva adiante.”
Crescimento de patrocinadores
Desde a chegada de Vowles à Williams em 2023, a equipe britânica expandiu significativamente seu portfólio de patrocínios, como evidenciado pelos acordos com grandes marcas como Komatsu e Duracell.
A chegada de Sainz pode abrir portas para novas parcerias: “O que posso dizer é que temos patrocinadores com quem conversamos há seis meses,” acrescentou Vowles. “Para eles, Sainz pode ter sido o fator adicional que os levou a fechar negócio conosco. Mas não é como se, de repente, todos os patrocinadores fossem embora; na verdade, eles são escolhidos com base em uma porcentagem. O que isso mostra aos patrocinadores é a mensagem que transmitimos” – continuou.
“Eles estão mais informados do que você imagina, por razões óbvias, e fazem parte da nossa jornada. Eles se juntaram a nós antes da chegada de Carlos, mas agora podem ver que, ao compartilhar essas informações com outras pessoas, elas também se juntam à nossa jornada. E, para mim, esse é o maior benefício. Quando você se pergunta por que Carlos se juntou a nós, ele sabe mais do que você pensa; ele vê e acredita no potencial. Esse é o principal. Tenho sido consistente com essa mensagem, e os patrocinadores também. Portanto, isso não muda tudo da noite para o dia, mas certamente levará a mais sucesso no futuro. Tenho plena confiança nisso, mas tudo é orientado pelo desempenho.”