Carro histórico da McLaren entrou para história da F1 graças a fibra de carbono
Nos dias de hoje, a McLaren é considerada uma das maiores equipes da história da Fórmula 1, com oito títulos de construtores conquistados ao longo de sua história na categoria. Ao longo de sua história, vários carros que ela projetou e construiu estão marcados na história da categoria, por conta do seu sucesso e inovação. Esse é o caso do McLaren MP 4/1, que foi utilizado em 1981. Esse ano também foi marcado por ser o primeiro de Ron Dennis no comando absoluto da equipe.
Para projetar e desenvolver o bólido, o engenheiro inglês John Barnard foi recrutado pela equipe e tinha o plano de produzir um modelo ousado para a época. O seu projeto era construir o primeiro chassi feito inteiramente com fibra de carbono, que na época era um sucesso no mundo da aeronáutica. Atualmente, o material é utilizado por todas as equipes da F1 para construir seus carros.
McLaren MP4/1 foi o primeiro o primeiro carro da F1 a ser construído com fibra de carbono
O principal motivo para que John Barnard resolvesse utilizar a fibra de carbono para construir o bólido se deve ao fato de ser muito leve e resistente a impactos. A empresa norte-americana Hercules Aerospace foi escolhida para construir os chassis. Com esse modelo, a McLaren teve bons resultados em algumas corridas, porém, de um modo geral, a temporada da equipe inglesa foi bastante regular.
No final do ano, eles terminaram na sexta posição do Mundial de Construtores, o que foi um salto com relação aos resultados que conseguiram no ano anterior. A fibra de carbono se mostrou um acerto no mundo da Fórmula 1 e ela começou a ser mais usadas pelas equipes ao longo dos anos.