Carro usado por Rubens Barrichello vai a leilão no exterior
Um dos carros mais marcantes da história da Fórmula 1 está prestes a mudar de dono. O chassi 001/01 da Brawn GP, equipe que surpreendeu o mundo ao conquistar os títulos de pilotos e construtores em 2009, será leiloado durante o fim de semana do GP de Miami.
O modelo, que fez parte da coleção pessoal de Jenson Button, será colocado à venda no dia 3 de maio. O britânico recebeu o carro como presente após sua vitória no campeonato mundial. O interessante é que, antes de Button se sagrar campeão, esse mesmo modelo foi utilizado pela brasileiro Rubens Barrichello nas primeiras corridas da temporada.
E o carro trouxe sorte para o piloto: Rubens chegou no pódio quatro vezes naquele ano: Austrália, Espanha, Mônaco e Silverstone. Com o fechamento da Honda no automobilismo em 2008, a Brawn seria vendida para a Mercedes antes de 2010, o que leva ao modelo ser ainda mais marcante. Isso porque a escuderia que comprava a Brawn ficou com outro carro naquela temporada.
A própria casa de leilões abordou sobre o quão valioso o carro é, baseando-se em sua história: “no fim de 2009, o carro campeão foi para Ross Brawn, enquanto a Mercedes ficou com outro. Por uma cláusula no contrato, o chassi 01 foi dado a Jenson Button, permanecendo em sua coleção particular até 2024.”
Carro leiloado é considerado “conto de fadas”
Além de toda a história que o carro a ser leiloado carrega, alguns diretores abordam sua visão “mística” na F1. É o caso de Louis Frankel, chefe de vendas da Bonhams, que disse que o “carro é o maior conto de fadas da F1, um design inovador que mudou tudo”.
Ele ainda completa: “O chassi 001/01 é uma peça fundamental da história do automobilismo, e com certeza vai atrair colecionadores de todo o mundo. Estamos muito honrados em oferecer essa oportunidade única durante o GP de Miami.”
Agora, esse ícone do automobilismo pode entrar para a coleção de um novo dono!