Champagne da Fórmula 1: qual é a marca usada? Valor impressiona
Toda grande categoria do automobilismo tem suas tradições, e com a Fórmula 1 isso não é diferente. E uma celebração da maior categoria do automobilismo mundial é a festa do champanhe no pódio. Tudo bem que outras categorias tem a mesma tradição, mas não com o mesmo glamour.
De vez em quando surgem polêmicas com essa “festa” como países em que o champagne é proibido ou até mesmo quando os pilotos acabam de excedendo na festa, como fez Ayrton Senna, dando um banho na família real no pódio de Mônaco, em 1987.
Claro que essa tradição segue firme nos tempos atuais e nos leva a algumas questões. Que champanhe é usado? Quando custa? E é sobre isso que vamos falar agora, certamente você vai acabar impressionado com o valor da bebida que faz as festas dos pilotos.
Ao longo dos mais de 70 anos de existência da categoria, a Fórmula 1 teve diversas marcas de champanhe. Entre 1966 e 1999, a escolha ficou sobre as garrafas da Moët & Chandon, enquanto por um período de 15 anos, de 1999 até 2014, a F1 brindou com garrafas da G.H. Mumm. De 2017 a 2019, durante o Grande Prêmio de Mônaco, as garrafas da Carbon assumiram o protagonismo. Em 2020, a Moët & Chandon retornou ao pódio, e atualmente, a Fórmula 1 celebra suas vitórias com a Ferrari Trento, desde 2021.
O preço é bem mais “popular” do que você imaginava
Com a Ferrari Trento, a cerimônia do pódio adquiriu uma aparência mais econômica em relação a alguns anos anteriores. As garrafas Jeroboam Ferrari F1 Podium Celebration, de três litros, estão disponíveis por 299,00 euros cada. Isso se traduz em um total de 1.200,00 euros em champanhe no pódio, com quatro garrafas (uma para cada um dos três pilotos no pódio e uma para o chefe da equipe do vencedor).
Esse valor é certamente menor em comparação com o custo das garrafas da Carbon que foram usadas nos anos de 2017, 2018 e 2019. Naquela época, cada garrafa da Carbon tinha um preço quase três vezes superior ao das quatro garrafas atuais do pódio, custando cerca de 3.000 euros cada uma. A Ferrari Trento mantém seu contrato para fornecer seu champanhe à Fórmula 1 até 2025.
Uma celebração muito famosa do automobilismo, acontece em outra grande categoria: a Fórmula Indy. As 500 milhas de Indianápolis têm a tradição do leite ao invés do champanhe, então fica uma pergunta: Algum GP da Fórmula 1 poderia ter uma outra bebida no topo do pódio? Se sim, qual seria?