Chefe da equipe, James Wolves encerra ciclo na Williams
Franco Colapinto assumirá o papel de piloto de testes e reserva da Alpine a partir da temporada 2025 na Fórmula 1, encerrando assim sua parceria com a Williams. James Vowles, chefe da equipe britânica, aproveitou a ocasião para encerrar o ciclo do piloto na equipe agradecendo ao argentino.
Colapinto substituiu Logan Sargeant nas últimas nove corridas de 2024 pela Williams. Ele começou de forma promissora, marcando pontos em duas das quatro primeiras provas que disputou, mas uma sequência de acidentes e colisões acabou comprometendo seu desempenho geral.
A Alpine, liderada pelo interesse de Flavio Briatore, sempre demonstrou atenção ao talento do argentino. Após negociações com a Williams, a equipe francesa firmou um contrato multianual com Colapinto. Vowles comentou a transição do piloto:
O que disse o chefe da Williams sobre o argentino?
“Estamos satisfeitos por termos chegado a um acordo com a Alpine para que Franco se junte à equipe em um contrato de vários anos a partir de 2025. Em suas nove corridas memoráveis com a Williams, ele mostrou claramente que merece uma vaga na Fórmula 1, e sempre deixamos claro que o apoiaríamos para alcançar isso. Com Alex Albon e Carlos Sainz compondo uma das escalações mais fortes do grid para 2025 e além, acreditamos que este acordo com a Alpine representa a melhor oportunidade para Franco garantir uma posição fixa em 2025 ou 2026.“
Vowles também destacou o papel da Williams no desenvolvimento de talentos:
“A Academia da Williams existe para identificar e desenvolver as estrelas da F1 do futuro, e foi exatamente isso que aconteceu no caso de Franco. Nossa tradição de dar oportunidades a jovens pilotos talentosos continua viva. Estamos orgulhosos de ter devolvido a Argentina ao grid da F1 e queremos agradecer a Franco por tudo o que trouxe à equipe. Estamos ansiosos pelas batalhas que virão na pista.“