Chefe da Ferrari NÃO se impressiona o suficiente com Oliver Bearman e elege melhor estreia da F1
Jock Clear, responsável pelo programa de pilotos juniores da Ferrari, elogiou Oliver Bearman após a corrida na Arábia Saudita, mas ainda considera que outro piloto teve uma estreia ainda melhor.
O jovem piloto britânico de 18 anos atraiu a atenção mundial ao conquistar o sétimo lugar em sua primeira corrida de Fórmula 1, depois de ser chamado de última hora para substituir o doente Carlos Sainz no Circuito de Jeddah, na Arábia Saudita.
Bearman recebeu o chamado para assumir o lugar de Sainz na Ferrari na manhã de sexta-feira, o que lhe proporcionou apenas uma única sessão de treinos para se familiarizar com o carro no circuito de alta velocidade de Jeddah, antes da sessão de qualificação.
Embora uma qualificação um tanto desalinhada tenha garantido a Bearman o 11º lugar, com Charles Leclerc ocupando um lugar na primeira fila na outra Ferrari, Bearman mostrou ser extremamente impressionante durante a corrida, mantendo-se limpo e garantindo o sétimo lugar.
Isso incluiu uma série final de voltas em que Bearman enfrentou pressão de Lando Norris e Lewis Hamilton, ambos com pneus mais rápidos, enquanto o piloto da Ferrari mostrava coragem para levar o carro até o final sem erros.
Chefe da Ferrari escolhe outro piloto como melhor estreia
Mas foi a melhor estreia de um piloto de Fórmula 1, considerando o nível esperado do carro e a experiência do piloto? Jock Clear, que trabalha de perto com Bearman como chefe do programa júnior da Ferrari, afirmou que nunca viu nada melhor do que Bearman em termos de seu nível de experiência, mas que a estreia de Jacques Villeneuve na Austrália em 1996 ainda é considerada uma vantagem.
“Suponho que todos vocês diriam que sou um pouco tendencioso”, disse Clear no podcast F1 Nation – referindo-se ao fato de ele ser o engenheiro de corrida de Villeneuve na Williams, “e Jacques ter vencido um campeonato da IndyCar quando entrou na F1. carro, mas obviamente ele conseguiu a pole em Melbourne e teria vencido aquela corrida se Adrian [Newey] não tivesse nos dito para passar e deixar Damon [Hill] vencer, em 1996.