Christian Horner diz o que NÃO pode faltar com novo regulamento da F1 em 2026
O novo regulamento da Fórmula 1 previsto para entrar em vigor na temporada 2026, causa discussões e claro muito burburinho nos bastidores. Desta vez, Christian Horner, chefe da Red Bull falou sobre as novidades e disse o que não pode faltar para a nova era da categoria.
Embora reconheça a necessidade de concessões entre as equipes para a aprovação do regulamento até o final de junho, Horner enfatiza que a prioridade deve ser garantir um “diferencial” entre as interpretações das regras.
O dirigente britânico expressa confiança na FIA e na Fórmula 1, especialmente com a data de ratificação se aproximando. Ele teme que os interesses individuais das equipes possam superar o bem da categoria, colocando em segundo plano melhorias nas corridas.
Horner argumenta que compromissos são essenciais para permitir liberdade suficiente dentro do novo regulamento. “É crucial haver liberdade para criar diferenças entre os carros, para que não sejam todos iguais”, declarou à imprensa. Em tom descontraído, ele acrescentou uma citação de Colin Chapman, ex-proprietário da equipe Lotus: “Mostre-me as regras e eu decido se entro ou não.”
Horner fala sobre equilíbrio
Para Horner, é fundamental evitar que a Fórmula 1 se torne uma categoria monomarca. Ele destaca a importância do equilíbrio entre fornecedores de motores e chassis, mencionando o período em que a Red Bull competia por vitórias com carros projetados por Adrian Newey, apesar de ter um motor Renault inferior.
“Temos um teto orçamentário, e a engenhosidade da engenharia é fundamental para que a categoria não se torne apenas uma fórmula de bateria, mas sim uma combinação de chassis e motor”, explicou Horner. “Se não tiver o melhor motor, talvez seja possível compensar com um bom chassi, e vice-versa. Portanto, é uma questão de encontrar esse equilíbrio, algo que acredito que Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, está ciente. Espero que as recomendações que surgirem sejam sensatas”, finalizou Horner.