Christian Horner revela motivo da troca envolvendo Yuki Tsunoda e Liam Lawson na Red Bull

Christian Horner apontou a necessidade de aprimorar o RB21 e a experiência de Yuki Tsunoda como os principais fatores por trás da decisão de substituir Liam Lawson após apenas duas corridas.

A Red Bull anunciou oficialmente que Lawson retornará à Racing Bulls com efeito imediato, enquanto Tsunoda assumirá o segundo carro da equipe ao lado de Max Verstappen no GP do Japão, sua corrida em casa.

Lawson teve um início difícil na Red Bull, sofrendo um acidente no molhado GP da Austrália após perder o TL3 devido a um problema no carro. Na etapa seguinte, na China, enfrentou mais um fim de semana complicado, classificando-se em último tanto para a sprint quanto para a corrida principal, deixando Xangai sem pontos – um desempenho que gerou preocupações dentro da equipe.

Com apenas 11 largadas na Fórmula 1 no início da temporada, o neozelandês nunca havia pilotado no Albert Park de Melbourne nem no Circuito Internacional de Xangai, o que adicionou desafios à sua adaptação.

Carro da equipe para temporada gera desconfiança

O RB21 também se mostrou um carro difícil de pilotar, com até mesmo Verstappen enfrentando dificuldades para extrair seu melhor desempenho. Diante disso, Horner destacou que o desenvolvimento do carro foi um fator determinante para a mudança.

Foi difícil ver Liam enfrentar problemas com o RB21 nas duas primeiras corridas e, por isso, tomamos a decisão coletiva de fazer a troca antecipadamente”, afirmou Horner em comunicado.

Nosso objetivo para 2025 é claro: manter o título do Campeonato Mundial de Pilotos e recuperar o Mundial de Construtores, e essa foi uma decisão puramente esportiva.

Sabemos que há muito trabalho a ser feito no RB21, e a experiência de Yuki será fundamental para ajudar a desenvolvê-lo.

“Damos as boas-vindas a Yuki e estamos ansiosos para vê-lo ao volante do RB21.

Temos a responsabilidade de cuidar do desenvolvimento de Liam, e, diante de um início tão difícil, faz sentido agir rapidamente para que ele possa ganhar mais experiência. Ele continuará sua trajetória na Fórmula 1 com a Visa Cash App Racing Bulls, um ambiente e uma equipe que já conhece muito bem.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.