Circuito de Ímola pode estar com os dias contados na Fórmula 1
Nesta sexta-feira (17), a Fórmula 1 inicia o fim de semana do Grande Prêmio da Emilia-Romagna, realizado no Circuito de Ímola. Curiosamente, a categoria volta ao local onde, neste mesmo mês, há 30 anos atrás acontecia uma das maiores tragédias do automobilismo, onde dois pilotos vieram a falecer durante o final de semana. O local deixou de ser utilizado pela F1 em 2006, quando aconteceu a sua última corrida.
Em 2020, devido a pandemia da COVID-19, Ímola voltou ao calendário, como uma forma da categoria ter mais corridas, e segue até hoje presente. Porém, isso pode estar com os dias contados. O contrato entre a F1 e administração do autódromo é válido até 2025. Com duas corridas em território italiano, o GP da Emilia-Romagna pode deixar de existir e dar espaço para outro país.
Circuito de Ímola pode deixar a Fórmula 1 para dar espaço a outro país
Em entrevista concedida recentemente, o chefe do Automóvel Clube da Itália, Angelo Sticchi Damiani, comentou sobre a situação atual da Fórmula 1 quanto ao calendário atual da categoria. Ele revelou que um dos Grandes Prêmios que a Itália recebe pode ser cancelado, sendo Ímola o que está mais próximo do fim de contrato com a categoria.
“Então, tudo depende muito do que acontecerá na Europa nos próximos dois ou três anos. Há mudanças em andamento, novos candidatos, e alguns estão em risco. O panorama não é apenas nacional, é internacional e especialmente europeu. É claro que quando falam em tirar GPs da Europa, pensamos naturalmente em países que têm duas corridas”, apontou Damiani.