Como foi a primeira vitória de Nelson Piquet na Fórmula 1?

0

Comemoramos hoje o aniversário de 40 anos da primeira vitória de um dos maiores ícones do automobilismo brasileiro na Fórmula 1: Nelson Piquet. Esta vitória histórica ocorreu no Grande Prêmio dos Estados Unidos – Oeste, em Long Beach. Para celebrar esta importante data o Motorsport.com preparou um especial com algumas curiosidades que envolveram este GP que se tornou um marco para o esporte no Brasil.

Para começar, é importante ressaltar que no início da temporada de 1983, o Brasil estava em uma seca de vitórias na Fórmula 1. Desde a saída do Emerson Fittipaldi da McLaren para fundar a Fittipaldi, não tínhamos uma vitória brasileira na competição, acumulando cinco anos de jejum. Isso foi encerrado em 30 de março de 1983, exatamente 40 anos atrás, com Nelson Piquet.

A tentativa da F1 de popularizar o esporte nos Estados Unidos

Naquela época, a Fórmula 1 realizou o GP dos Estados Unidos – Oeste no tradicional circuito de Long Beach, Califórnia, palco que atualmente recebe a Indy. Este evento representou uma das tantas tentativas da F1 de popularizar a categoria na terra do Tio Sam. A organização do campeonato acreditava que fazer mais de uma etapa por ano nos Estados Unidos era a melhor alternativa para alcançar esse objetivo.

Como foi o final de semana de Piquet em Long Beach?

Em seu terceiro ano na F1, e na segunda temporada completa correndo pela Brabham, o desempenho de Piquet em Long Beach foi dominante. Foi a quarta prova da temporada, e Piquet já vinha com bons resultados nas primeiras etapas. Durante a corrida, Piquet manteve seu domínio, largando bem e disparando na frente, sem que nenhum competidor ameaçasse sua liderança. Ao final das 80 voltas, ele foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada, resultado que foi um prenúncio de seu glorioso futuro na F1, que culminou com três títulos mundiais.

A transmissão do GP com Galvão Bueno

Para os brasileiros, a transmissão do GP foi marcada pela narração de Galvão Bueno e comentários de Gil Ferreira. Porém, diferentemente do que estamos acostumados hoje, naquela época era a TV Bandeirantes que detinha os direitos de transmissão da categoria.

A vitória de Piquet representou uma verdadeira passagem de bastão no automobilismo brasileiro. No pódio, Piquet foi parabenizado por ninguém menos que Emerson Fittipaldi, bicampeão da F1 e último brasileiro a subir ao pódio em uma corrida da categoria. Este momento marcante simbolizou a transição de Fittipaldi para Piquet como o principal destaque brasileiro na Fórmula 1 nos anos seguintes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.