Como foi o teste da Andretti na pista da Fórmula 1?
Desde o início deste ano, a Andretti tem como o seu principal objetivo conseguir uma oportunidade dese tornar uma equipe da Fórmula 1. Eles conseguiram o aval da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), mas a direção da categoria recusou o pedido de entrada para temporada de 2026. Inclusive, a decisão da categoria fez com que a FIA revesse a sua decisão, recomendando os americanos a comprar uma equipe já existente, e a justiça americana está intervindo nesse caso, investigando o motivo para recusa.
Caso consiga a aprovação ou venha a adquirir uma equipe que já esteja presente no grid da Fórmula 1, essa não será a primeira vez que o sobrenome Andretti estará presente no paddock. Michael Andretti, filho de Mário Andretti, foi um dos últimos da família a correr na categoria e não teve grande sucesso, como seu pai. O seu primeiro teste na F1 aconteceu em 1991, no circuito de Estoril, em Portugal.
Michael Andretti surpreendeu todos com primeiro teste na F1 em Portugal
Em seu primeiro teste com a McLaren, Michael Andretti conseguiu alcançar boas voltas e fez um tempo razoável e próximo a de Bergher, que naquela época era companheiro de Ayrton Senna. Aquela era a primeira vez que ele tinha contato com um carro de Fórmula 1, sendo que ele já estava acostumado as competições do automobilismo norte-americano, que apresentam diferenças no estilo de pilotagem.
Os bons resultados nesses testes, além da sua experiência com os motores Ford, fez com que ele fosse contratado pela McLaren para temporada de 1993, onde ele formaria dupla com Ayrton Senna. Porém, ele não conseguiu acumular bons resultados ao longo do ano. Ron Dennis, que já estava irritado com Andretti por ele não permanecer na Europa para fazer testes com o carro da equipe, resolveu tirar Michael durante a temporada. Assim, acabava a primeira e única passagem do jovem pela F1.