Como surgiu a tão falada amizade entre Max Verstappen e Lando Norris?
Não é segredo que Max Verstappen e Lando Norris são amigos além das pistas de Fórmula 1. Contudo, uma das amizades mais comentadas do paddock sofreu um grande abalo após o confronto ocorrido na Áustria no último fim de semana.
Diferentemente da maioria dos pilotos mais jovens do grid, o holandês e o britânico não competiram juntos nas categorias júnior. No entanto, isso não impediu que os dois se tornassem amigos. Em várias ocasiões, Norris e Verstappen falaram abertamente sobre a amizade.
“Max e eu somos muito bons amigos, acho que crescemos, não exatamente juntos, já que não competimos totalmente até a Fórmula 1, mas crescemos em uma geração e época semelhantes”, disse Norris em 2023.
Parceiros fora das pistas
Não é incomum ver entrevistas em que Verstappen elogia Norris, e o mesmo acontece em sentido contrário. Os dois, inclusive, costumam chegar às etapas juntos, já que o tricampeão tem um jatinho particular e sempre oferece carona ao amigo britânico.
Antes e durante a pandemia, Max e Lando eram bastante conhecidos por fazer lives juntos, principalmente de corridas virtuais no iRacing. Em 2022, durante a apresentação do novo carro da McLaren, Norris foi questionado pela ESPN sobre quem ele escolheria entre Verstappen e Hamilton, que haviam disputado o título mundial em 2021. O britânico mostrou sua preferência pelo amigo.
Nas redes sociais, é comum ver fotos dos dois juntos em momentos de descontração praticando esportes. Recentemente, os dois foram vistos juntos em uma boate em Miami, celebrando a primeira vitória do piloto da McLaren.
Contudo, algumas declarações, principalmente por parte de Norris, já indicavam que a relação poderia chegar a um ponto de tensão quando os dois começassem a se enfrentar nas pistas pela vitória.
“Temos muito respeito por ele e ele por mim. Então estou ansioso por isso. Quero desafiá-lo, quero correr contra ele, quero lutar porque acho que ele é um dos melhores pilotos de todos os tempos na Fórmula 1, então se eu puder provar meu valor contra ele, estou me provando contra um dos melhores e é exatamente isso que eu quero fazer.”
Cinco GPs depois, o grande clímax entre eles aconteceu. Na volta 64 de 71 no Red Bull Ring, Verstappen e Norris colidiram na curva 3. O toque fez com que o piloto da McLaren abandonasse a corrida, minando suas chances de vitória, enquanto o tricampeão mundial foi punido com 10 segundos.
As declarações pós-corrida foram claras de ambos os lados. Lando deixou evidente que, se o amigo não reconhecesse a culpa pelo acidente, ele perderia bastante respeito pelo holandês.
Verstappen, por outro lado, não enxergou o ocorrido com tanto pesar, alegando que “seguiriam em frente” após conversarem sobre o toque — algo que não aconteceu no domingo após a corrida, como Max deixou claro que não faria naquele momento.
Resta saber quais serão os próximos capítulos dessa amizade, uma vez que, com o decorrer da temporada, Lando Norris vem se tornando cada vez mais uma ‘pedra no sapato’ de Max Verstappen, desafiando o piloto da Red Bull após uma temporada tranquila para o holandês em 2023.