Confirmado: Lando Norris NÃO é o piloto número 1 da McLaren
Na história recente e até mesmo na mais antiga da Fórmula 1, há muitos exemplos de relações entre companheiros de equipe que se deterioraram na disputa pelo título. Seja entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso na McLaren, Hamilton e Nico Rosberg na Mercedes, ou Sebastian Vettel e Mark Webber na Red Bull, a busca pelo campeonato sempre afeta as dinâmicas internas.
Todos querem vencer. No entanto, a McLaren se mantém firme em sua decisão de não ter um piloto principal no momento, ou seja, ao contrário do que muitos pensam Lando Norris não é o piloto número um da equipe. E é assim que o time inglês pretende seguir o máximo possível.
Chefão da equipe falou sobre a situação da dupla de pilotos
Zak Brown, CEO da equipe, explicou como está lidando com a relação entre Lando Norris e Oscar Piastri, que já venceram uma corrida cada em 2024. Quando questionado sobre como implementar essa abordagem em um esporte tão competitivo, o dirigente respondeu com confiança.
No entanto, Brown não descartou a possibilidade de ajustar a estratégia conforme o campeonato avança. Se um dos pilotos da McLaren se aproximar significativamente da disputa pelo título, a equipe pode reconsiderar sua abordagem estratégica mais adiante.
“Obviamente, se chegarmos mais tarde no campeonato e um piloto tiver mais chances do que outro, podemos começar a fazer as coisas estrategicamente diferentes”, analisou. “Mas tratamos os dois igualmente. Eles sabem disso, gostam disso e respeitam nossas decisões quando precisamos fazer concessões”, revelou.
“Eles têm muito respeito por isso. Então, acho que temos sorte de ter os dois indivíduos que temos”, completou.
Por fim, Zak Brown afirmou que a cultura estabelecida na McLaren não pode ser imposta, mas precisa ser compreendida pelos pilotos para que o ambiente funcione bem. Segundo o CEO, essa abordagem tem funcionado até agora.
Atualmente, Norris está na segunda posição do campeonato de F1 com 199 pontos, enquanto Max Verstappen lidera com 277. Piastri ocupa o quarto lugar com 167 pontos, apenas dez a menos que Charles Leclerc. No Campeonato de Construtores, a Red Bull está na liderança com 408 pontos, 42 à frente da McLaren.