Confirmado: Mercedes de Lewis Hamilton foi alvo de inspeção da FIA
O W15 de Lewis Hamilton foi submetido a testes aleatórios após o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, com “todos os componentes inspecionados” aprovados nos testes da FIA. Na etapa mais recente do campeonato em Silverstone, o britânico da Mercedes conquistou sua primeira vitória no Grande Prêmio de F1 em 945 dias, mantendo a calma diante de Max Verstappen para garantir seu primeiro triunfo desde 2021.
Embora não tenha sido a primeira vitória da Mercedes na campanha de 2024, com George Russell conquistando o P1 uma semana antes na Hungria, o chefe da equipe afirmou após Silverstone: “Tivemos uma vitória honesta.
“Tínhamos o ritmo real, com George e Lewis liderando e, em quase todas as condições, estávamos lá com um ritmo verdadeiro.” E lá estavam eles. O W15 de Hamilton não apenas passou pelas verificações padrão de legalidade pós-corrida, mas também pela inspeção mais abrangente da FIA.
Procedimento adotado pela federação é padrão
Após cada Grande Prêmio, todos os 20 carros passam por verificações de legalidade pós-corrida, enquanto um dos dez melhores é escolhido aleatoriamente para uma inspeção rigorosa, um teste introduzido em 2021 para fortalecer os processos existentes da FIA. Depois de Silverstone, foi o W15 de Hamilton que passou pelos testes.
O relatório da FIA dizia: “Após a corrida do GP da Grã-Bretanha, o carro número 44 foi escolhido aleatoriamente entre os dez melhores carros para inspeções físicas mais extensas.
“O sistema completo de admissão de ar do ICE foi submetido a essas inspeções físicas, incluindo uma inspeção completa do plenum do motor e do refrigerador de ar de admissão, bem como todos os sensores relacionados ao sistema, seu roteamento de fiação e conexões com a SECU e outras unidades.
“Todos os componentes inspecionados foram considerados em conformidade com o Regulamento Técnico da Fórmula 1 de 2024.”