Confirmado: Oliver Bearman é chamado e vai pilotar pela Haas
Oliver Bearman terá outra oportunidade de demonstrar seu talento pela Haas antes do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 neste fim de semana. A equipe espera que o jovem piloto de 19 anos continue mostrando um bom desempenho no VF-24 durante o primeiro treino no Circuito de Barcelona-Catalunha.
Bearman substituirá Nico Hulkenberg na primeira sessão de treinos, a segunda das seis planejadas pela Haas para este ano. Ele já havia substituído Kevin Magnussen no GP da Emília-Romanha, em Imola, em maio.
O jovem piloto fez sua estreia pela Ferrari no Grande Prêmio da Arábia Saudita no início deste ano, quando Carlos Sainz teve apendicite, e teve um desempenho admirável em Imola, completando 23 voltas e registrando o 15º tempo mais rápido.
Chefe da equipe confirmou presença da joia
O chefe da equipe Haas, Ayao Komatsu, confirmou o papel de Bearman para este fim de semana: “Temos Bearman novamente conosco para o TL1, desta vez substituindo Nico, para que ele possa dar continuidade ao seu desempenho em Imola.” Komatsu também enfatizou que o Grande Prêmio da Espanha será a primeira oportunidade adequada para avaliar completamente as atualizações aerodinâmicas em curvas de alta velocidade.
“A Haas introduziu atualizações significativas no carro na China e continuou adicionando melhorias desde então, mas esperamos até agora para testá-las em alta velocidade, dada a natureza das pistas que se seguiram ao Circuito Internacional de Xangai,” disse Komatsu.
Ele destacou a importância de a equipe operar no seu melhor nível, após desempenhos aquém do esperado nas últimas corridas em Mônaco e Canadá. Em Mônaco, uma infração técnica relacionada à asa traseira resultou na desclassificação de Hulkenberg e Magnussen na classificação, levando a uma largada na última fila, onde Magnussen colidiu com Sergio Perez da Red Bull, destruindo ambos os carros. Hulkenberg também abandonou a corrida como resultado do incidente.
No Canadá, a equipe apostou em uma estratégia de pneus para chuva no início da corrida, que não deu certo, resultando em Hulkenberg e Magnussen terminando fora dos pontos, em 11º e 12º lugares.
“Uma sequência tripla de corridas é sempre muito desafiadora. Felizmente, grande parte de nossa equipe está baseada no Reino Unido, então é um alívio que a última corrida desta sequência seja em casa, mas ainda assim é um período muito exigente da temporada,” observou Komatsu.
“Portanto, é crucial cuidarmos de nós mesmos para podermos operar no nosso melhor, sermos eficientes e focados, especialmente depois de dois eventos onde não estivemos no nosso melhor na pista. Não podemos permitir que isso aconteça, então precisamos fazer uma avaliação interna para garantir que estejamos operando no nosso nível máximo,” completou Komatsu.