Confirmou hoje (19/06): Andrea Kimi Antonelli não vai correr na F1
Um dos nomes mais falados nos bastidores da Fórmula 1 em 2024 é o jovem Andrea Kimi Antonelli. Os boatos sobre uma possível estreia da joia ficaram ainda mais fortes após a FIA alterar as regras de idade mínima para correr na categoria máxima da velocidade.
Mas, um fato foi confirmado nesta quarta-feira (19), deixa claro que Antonelli não correrá na Fórmula 1, pelo menos neste fim de semana, na Espanha. Todas as equipes confirmaram seus pilotos para o GP espanhol, que ocorrerá no próximo final de semana.
O jovem piloto da academia Mercedes era cogitado para uma ascensão precoce à F1 após a FIA flexibilizar as regras para a emissão de superlicenças na semana passada. Anteriormente, ele não poderia competir na categoria até completar 18 anos, o que acontecerá no final de agosto.
A alteração no Código Esportivo Internacional pela FIA permite que autorizações sejam concedidas a pilotos de 17 anos considerados aptos para a categoria. Além disso, foi removido o requisito de carteira de habilitação comum, que impedia Antonelli de correr na Itália até atingir a maioridade.
Nenhuma equipe declarou ter solicitado a dispensa para Antonelli competir, mas diversas fontes não confirmadas sugerem que a Williams poderia ter feito o pedido, enquanto a Mercedes considera Antonelli para substituir Lewis Hamilton no próximo ano.
Antonelli na Williams ainda em 2024?
A Williams é vista como um destino provável ainda este ano, já que o piloto Logan Sargeant não tem obtido bons resultados desde sua estreia no ano passado. Sargeant pontuou apenas uma vez em 31 corridas e nunca superou seu companheiro de equipe em uma sessão de classificação.
No entanto, a Williams confirmou Alex Albon e Sargeant como seus pilotos para a corrida na Espanha. A próxima etapa do campeonato, na Áustria, é uma corrida com formato Sprint, o que significa que Antonelli teria apenas uma hora de treino livre antes da sessão de classificação, tornando sua estreia lá improvável no momento.
Antonelli estreou na Fórmula 2 este ano, após vencer os campeonatos de Fórmula Regional Europa e Oriente Médio na temporada passada. Seu companheiro de equipe na Prema, Oliver Bearman, participará do GP da Espanha, assumindo o lugar de Nico Hulkenberg na Haas para o primeiro treino livre.