Corridas Sprint causa “racha” entre os pilotos da Fórmula 1
No último Grande Prêmio da China, realizado entre os dias 19 a 21 de abril, aconteceu o primeiro final de semana com o novo formato da corrida Sprint. Os pilotos tiveram apenas um treino livre na sexta-feira (19) e no mesmo dia já ocorreu a classificação para a Sprint. No sábado (20), aconteceu a corrida e o treino classificatório para a prova principal, que fo realizada no domingo (21).
Esse formato também aconteceu no GP seguinte, em Miami. A situação de dois finais de semana com corrida Sprint causou um certo “racha” com relação a opinião dos pilotos sobre esse tipo de estrutura fins de semana consecutivos. Um dos principais pilotos que são contra essa ideia é Sergio Pérez, já que isso causa mais sobrecarga aos mecânicos da equipe.
“O formato atual exige muito dos mecânicos. É um grande esforço ter que modificar o carro logo após a corrida Sprint, antes da sessão de classificação para o GP. Aumenta muito a carga de trabalho. Eu realmente gostaria de revisar o formato para cuidar das pessoas do nosso esporte”, destacou Pérez.
Pilotos mostram opiniões diferentes sobre sequência de corridas Sprint na Fórmula 1
Oscar Piastri, Logan Sargeant e Max Verstappen demonstram que não há problemas com relação a distribuição atual das corridas Sprint no calendário da Fórmula 1, porém Sargeant e Verstappen também demonstraram preferir todos os fins de semana com o formato normal. Lance Stroll foi mais além e apresentou uma sugestão para a organização de um de semana com Sprint.
“Eventos de dois dias seriam ótimos, já que temos tantos finais de semana de corrida agora, tantas quintas-feiras. Treino, três horas na manhã de sábado, classificação no sábado à tarde e corrida no domingo. Isso seria bom”, revelou Stroll.