Curva que pra muitos é a mais perigosa da Fórmula 1 é questionada por Daniel Ricciardo
Spa-Francorchamps é sem dúvida um templo da Fórmula 1. É nesta lendária pista que a categoria parte para mais uma etapa do calendário de 2024 no próximo fim de semana. A pista também ganha ar de importância graças a famosa curva Eau Rouge, para muitos a mais perigosa do automobilismo.
O piloto da RB, Daniel Ricciardo, manifestou suas preocupações sobre a segurança na famosa curva Eau Rouge. Embora reconheça o apelo da curva, o australiano destacou os riscos envolvidos, especialmente em condições de pista molhada.
“A Eau Rouge é realmente assustadora na chuva. É uma curva desafiadora”, afirmou Ricciardo. Ele lembrou dos graves acidentes que ocorreram no local e questionou se a busca por uma curva icônica justifica os riscos que ela oferece.
Preocupação de Ricciardo com a segurança
“Em algum momento, queremos segurança, e sim, essa curva é icônica, mas devemos permitir que ela seja extremamente perigosa?”, questionou o australiano. Ricciardo reconhece os esforços da Fórmula 1 para melhorar a segurança na curva, como o afastamento das barreiras de proteção, mas acredita que o verdadeiro desafio está em equilibrar a emoção com a segurança dos pilotos.
“Acredito que, durante a corrida, ao ficar próximo de outro carro e enfrentando ‘ar sujo’ com menos downforce, ainda é de um jeito divertido e assustador. Afastar as barreiras de proteção em uma curva como essa, especialmente com condições mistas de pista, parece ser a abordagem certa”, completou o piloto australiano.