Daniel Ricciardo abriu o jogo sobre treta pesada com Jacques Villeneuve
Uma grande polêmica que tomou conta dos bastidores da Fórmula 1 em 2024, foi a guerra entre Daniel Ricciardo e o campeão mundial de 1997 Jcques Villeneuve. Após ser criticado pelo ex-piloto da Williams no Grande Prêmio do Canadá, Ricciardo afirmou que “nunca falaria merda” assim sobre outro piloto.
Com dificuldades para se destacar em Grandes Prêmios, Ricciardo chegou ao Circuito Gilles Villeneuve em junho, com seu único ponto vindo de uma quarta colocação no Sprint de Miami.
Daniel Ricciardo: “Não fique agitado, fique motivado.” O comentarista convidado da Sky Sports, Villeneuve, não poupou críticas ao questionar por que Ricciardo ainda está na Fórmula 1, afirmando: “Estamos ouvindo a mesma coisa há quatro ou cinco anos, precisamos melhorar o carro para ele. Desculpe, isso já acontece há cinco anos.”
Ricciardo aceitou o desafio e conseguiu seus primeiros pontos de domingo com uma oitava colocação em Montreal. No entanto, isso não foi suficiente para Villeneuve, que criticou o australiano por sua resposta “infantil e insultuosa” às suas observações.
“Ele não correspondeu às expectativas e não é consistente, então ele sabe que não está no ritmo e não teve resultados bons o suficiente”, continuou o campeão mundial de 1997. “É simples assim.
“Não há nada de errado em dizer isso. Dizer isso pode doer, mas você está na F1, apenas aceite e siga em frente. A verdade dói.”
Ricciardo voltou a se manifestar sobre treta com Villeneuve
Ricciardo não está se sentindo magoado, mas sim “desapontado” por Villeneuve achar que podia falar daquela forma sobre alguém.
“Em Montreal, Jacques estava fazendo algumas declarações e houve algumas coisas que me deixaram com um chip no ombro,” disse ele ao Mirror Sport. “Eu pensei: ‘Tudo bem, se vocês querem me testar, vamos lá’. Acho que respondi bem a algumas dessas observações.
“Normalmente eu não leio, mas a equipe me avisa sobre o que foi dito para que eu possa me preparar. Isso me deixa nervoso… Jacques é um campeão mundial, alguém que conhece o esporte.
“Eu poderia comentar sobre outros pilotos e dizer que eles passaram por uma fase difícil, mas nunca falaria m**da sobre ninguém porque sei o que eles estão passando. Ninguém consegue se manter nesse nível e fazer isso; é um esporte tão raro.
“Eu fiquei mais decepcionado, mas pensei: ‘Se algumas pessoas pensam assim, é hora de mostrar que ainda estou aqui’. Usei isso a meu favor, e está tudo bem.
“Eu sei que as pessoas têm opiniões. Só pensei: ‘Não fique agitado, fique motivado’.”
Após conquistar mais dois resultados entre os dez primeiros no Grande Prêmio, Ricciardo agora tem 12 pontos na classificação de pilotos e recebeu uma prorrogação da RB, continuando no carro após as férias de verão.