Daniel Serra faz história na Stock Car com marca que poucos conseguiram
Tricampeão da Stock Car Pro Series nos anos de 2017, 2018 e 2019, Daniel Serra está prestes a atingir um marco significativo em sua carreira. No próximo domingo, 24 de março, durante a largada para a corrida principal da etapa 2 da temporada 2024, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), o piloto da Eurofarma RC completará sua 300ª corrida na principal categoria do automobilismo brasileiro.
Com essa marca, Serra passará a integrar o seleto ‘Clube dos 300’ da Stock Car, ao lado de nomes icônicos e históricos do automobilismo nacional, como Cacá Bueno (358 corridas), Thiago Camilo (345), Ingo Hoffmann (332), Allam Khodair (322) e Ricardo Maurício (319).
“É surreal olhar para trás e perceber que estou prestes a completar 300 corridas na Stock Car. É uma trajetória e tanto, e estou muito feliz por alcançar essa marca. Competir na Stock Car tem um significado especial para mim, pois foi onde dei meus primeiros passos como profissional, passei por muitas temporadas e é um vínculo muito especial para minha família, especialmente com meu pai, também tricampeão. Estou muito feliz por vivenciar este momento e espero ter muitos mais pela frente”, revelou Daniel.
Grande carreira na Stock Car
Filho do ex-piloto de Fórmula 1 e igualmente tricampeão da Stock Car, Chico Serra, Daniel, que recentemente completou 40 anos em 27 de fevereiro, estreou na Pro Series de forma notável. Em 22 de abril de 2007, no Autódromo de Interlagos, conquistou a pole position correndo com um Volkswagen Bora da equipe Red Bull Racing, então liderada por Amir Nasr.
Na corrida, além de registrar a volta mais rápida, terminou em terceiro lugar, com o vencedor sendo seu futuro companheiro de equipe, Ricardo Maurício. Esse foi o início de uma das carreiras mais bem-sucedidas na história recente da Stock Car.
Permanecendo com a Red Bull, que em 2009 passou a ser comandada por Andreas Mattheis, Serra obteve sua primeira vitória na categoria no lendário circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, em 20 de setembro daquele ano. A parceria com a equipe continuou até 2016, quando a marca encerrou suas atividades como equipe na categoria.
Em seguida, Daniel uniu-se à Eurofarma RC, liderada por Rosinei Campos, conhecido como ‘Meinha’. A parceria com o time sediado em Pinhais (PR) resultou em uma sequência incrível de três títulos consecutivos e consolidou Serra como um dos maiores nomes da Stock Car.
Além dos três campeonatos conquistados com a Eurofarma RC, Daniel foi finalista em todas as temporadas desde 2017, sempre terminando entre os três primeiros: terceiro colocado em 2020 e vice-campeão em 2021, 2022 e 2023.
Paralelamente, nos últimos anos, o piloto paulista também se destacou no cenário internacional do Endurance, com vitórias nas 24 Horas de Le Mans em 2017 e 2019 na classe LMGTE-Pro, além de tornar-se piloto oficial da Ferrari nas corridas de GT e vencer as 24 Horas de Daytona (GTD Pro) em janeiro de 2024.
Na Stock Car, Daniel Serra acumula outras marcas impressionantes: 24 vitórias (sendo o sétimo maior vencedor da história da categoria), 81 pódios, 13 poles e 26 voltas mais rápidas. Um currículo repleto de conquistas e digno de grande respeito.