Depois de Ricciardo, mais uma “vítima” de Stroll foi revelada no GP da China de F1
Oscar Piastri parecia um tanto invejoso do belo troféu circular com efeitos de luz embutidos que Lando Norris trouxe consigo da cerimônia de premiação para a foto da equipe. Enquanto seu companheiro de equipe subia ao pódio, Piastri terminava nos baixos de pontuação, não foi um domingo particularmente bom para o australiano em Xangai.
No entanto, o resultado final é a minimização de danos, especialmente em comparação com seu compatriota Daniel Ricciardo, que foi completamente empurrado para fora dos limites por Lance Stroll, em uma manobra descuidada e acabou no caminho de Piastri.
Curiosamente, o jovem piloto da McLaren, agora em seu segundo ano na Fórmula 1, inicialmente não percebeu nada! Foi a equipe que comunicou a Piastri via rádio apenas alguns minutos após o leve contato durante a relargada: “Então, Oscar, podemos ver alguns danos do contato na relargada”.
“Entendido. Não me lembro de ter tido nenhum contato, mas… tudo bem”, diz Piastri então, surpreso. “Houve contato com Ricciardo, que tocou a traseira do nosso carro na (curva) 14 e tivemos danos lá atrás. Mas nos dê uma atualização sobre o equilíbrio quando tiver algumas voltas adequadas”, explica seu engenheiro a ele.
Piastri teve que “se ajustar” durante o restante da prova
Pouco tempo depois, a equipe voltou a se comunicar com o australiano pelo rádio: “Então, Oscar, podemos ver nas fotos que temos danos no difusor, então o equilíbrio vai ficar mais para frente”. Na segunda metade da corrida, Piastri teve que ajustar seu estilo de pilotagem ao carro danificado e terminou em oitavo lugar.
O chefe da equipe, Andrea Stella, elogia o desempenho: “Foi uma grande perda”, diz o italiano, referindo-se ao difusor danificado de Piastri, “ele perdeu muita downforce no eixo traseiro, cerca de quatro décimos (por volta)”. O homem forte da McLaren explica: “Quando ouvimos os números, não estávamos particularmente otimistas de que seríamos capazes de manter as posições como Oscar conseguiu”.
Stella: “Embora o resultado dele seja obviamente menos impressionante que o de Lando, acredito que ele fez um bom trabalho ao compreender como pilotar o carro com significativamente menos pressão aerodinâmica na traseira.” Apesar do carro ter sido bastante afetado, “ele conseguiu fazer alguns ajustes e manter Hamilton atrás dele. É um resultado muito sólido”.
O próprio Piastri não está tão entusiasmado após a corrida, mas ao menos está disposto a fazer piada novamente: “Depois de olhar para o meu difusor, tenho quase certeza: os engenheiros não o projetaram assim”, ri o jovem de 23 anos.
“Não é surpreendente que tenha perdido muito ritmo a partir desse momento, o que é uma pena, porque acredito que poderia ter conquistado alguns bons pontos hoje”, diz Piastri.
Por isso, ele não é muito fã de Stroll, o causador do acidente: “Sim, mas todos os outros conseguiram evitar sem se envolver. Nesse tipo de curva, você sempre deve esperar isso”, ele rebate as acusações de Stroll de que os competidores no hairpin frearam muito cedo.