Dois recordes da Fórmula 1 que Max Verstappen pode colocar no bolso em Ímola
O Grande Prêmio da Emilia-Romanha de 2024 promete adicionar um novo capítulo às estatísticas históricas da Fórmula 1, potencialmente estabelecendo novos recordes que já poderão ser igualados no sábado.
Para alcançar tal feito, Max Verstappen terá que assegurar a pole position em Ímola, o que lhe permitiria conquistar marcas adicionais além das já alcançadas nos últimos anos pela maior categoria do automobilismo mundial.
Se Max Verstappen conquistasse a volta mais rápida na sessão de classificação, agendada para o sábado, 18 de maio, ele estabeleceria dois recordes que resistem há mais de trinta anos, pertencentes a duas lendas da Fórmula 1.
Um desses recordes corresponde ao maior número de poles consecutivas desde o início da temporada. Atualmente, o piloto da Red Bull está na sexta posição, mas uma pole position no circuito de Santerno o igualaria a Alain Prost em sete poles consecutivas.
O francês estabeleceu esse recorde em 1993, pilotando pela Williams, desde o Grande Prêmio da África do Sul até o Grande Prêmio do Canadá, em sua última temporada na carreira, que culminou com a conquista de seu quarto título mundial.
Recorde de Senna também pode ser alcançado
O apelido do ‘Professor’ continua associado à sua rivalidade histórica com Ayrton Senna, autor de outro feito que remonta ao final da década de 1980. O brasileiro, falecido em Ímola há trinta anos, conquistou o maior número de pole positions consecutivas de todos os tempos: 8.
Senna obteve o melhor tempo na classificação para o Grande Prêmio da Espanha de 1988, antepenúltima etapa daquela temporada. ‘Magic’, que acumulou 65 poles ao longo de sua carreira, também repetiu essa conquista nos GPs subsequentes e nos cinco primeiros da temporada seguinte, desde a corrida em casa no Brasil até a dos Estados Unidos.
No caso de Verstappen, que conquistou a pole position em todas as seis primeiras corridas desta temporada, também devemos considerar aquela obtida em Abu Dhabi, última etapa do campeonato anterior.