Drive through na Fórmula 1: Quando é aplicado, regras e detalhes
O termo drive through é usado na Fórmula 1 há muitos anos, sendo uma punição aos pilotos que descumprem algumas regras específicas durante as corridas. Se os comissários deciderem pela aplicação desta pena, o piloto terá que passar pelo pit lane seguindo a velocidade permitida sem parar o carro, até voltar para a prova, perdendo entre 20 e 30 segundos.
Nos últimos anos, redes de fast food passaram a adotar um sistema em que o motorista fica em uma fila de carros esperando ser atendido, que leva um nome muito parecido com este: drive thru. Isso torna os atendimentos muito mais ágeis, com o cliente pegando o seu pedido e indo para casa em vez de ficar no restaurante. Enquanto isso, na F1 o piloto que recebe essa pena não fica nada feliz.
O que é drive through e regras
O drive throug é uma punição aplicada aos pilotos de Fórmula 1 que descumprem regras durante a corrida. São os comissários da prova que definem quando o corredor levará esta penalização, com o Grande Prêmio ainda em andamento. Em suma, o piloto deve entrar no box seguindo os limites de velocidade e depois pode voltar para a prova, sem precisar parar o carro.
Esse é um dos artifícios que os comissários possuem para garantir que as regras da Fórmula 1 sejam cumpridas, dando as mesmas condições para todos os participantes da disputa. Além disso, é uma maneira de impedir que algum piloto que tentou se dar bem em alguma situação não saia com uma vantagem indevida e seja punido por sua ação.
O competidor que não respeitar as bandeiras, como a amarela e a preta e branca, poderá ser obrigado a passar pelos boxes. O piloto deverá cumprir o drive through em até três voltas após ter recebido a informação da punição. Porém, caso faltem menos de cinco voltar para o fim da corrida, ele não precisará passar pelos boxes, mas levará um adicional de 20 segundos no tempo da sua prova.
Quando o drive through é aplicado na Fórmula 1?
Geralmente, esta punição é dada quando o condutor cometeu uma falta grave, mas não tão grave que mereça um stop and go (quando o carro precisa ficar parado no box da equipe, sem que possam mexer nele). O drive through é avisado primeiro às equipes pela direção de prova e depois repassado por rádio aos pilotos, ele costuma ser dado nas seguintes situações:
- Para pilotos que aceleram antes das luzes apagarem na largada;
- Quando ultrapassam com bandeira amarela;
- Em situações onde desrespeitam a bandeira sinalizada;
- Por excesso de velocidade no pit lane;
- Por bloquear uma ultrapassagem de maneira indevida;
- Ao cortar curvas deliberadamente;
- Caso seja responsabilizado por uma colisão.
Em alguns casos a direção de prova aplica esta punição após o fim da corrida, fazendo com que seja impossível o piloto passar pelos boxes para pagar a penalidade. Quando isso acontece, é acrescentado 20 segundos ao tempo final do competidor, o que geralmente faz com que perca posições em relação a sua chegada original. Fernando Alonso já passou por isso.
O piloto pode parar o carro e trocar pneus durante drive through?
O drive through é uma punição ao piloto que não respeitou alguma regra da Fórmula 1. Sendo assim, não é permitido que o carro seja parado durante o pagamento desta pena, para que a equipe mexa no bólido ou mesmo troque pneus. Então o corredor precisará entrar nos boxes outra vez para fazer os ajustes necessários em seu veículo.