Duas esquipes estão FORA da briga pela contratação de Adrian Newey
Adrian Newey virou o sonho de consumo de muitas equipes da Fórmula 1 desde que sua saída da Red Bull foi confirmada. Entre rumores e apostas, ao que tudo indica duas grandes equipes da categoria máxima do automobilismo estão fora da briga pelo projetista.
Ferrari e McLaren estariam fora da disputa, cada uma por um motivo diferente, seja em relação a valores ou até mesmo pela evolução do time, o que abriria o caminho para outro nome forte: a Aston Martin. Sobre isso, o ex-piloto David Couthard dá como certa a ida do projetista para a equipe de Lawrence Stroll.
Newey na Aston Martin?
Após descartar a Ferrari, depois de uma negativa de uma fonte sênior, e a McLaren, que está em ascensão sem ele, David Coulthard afirmou que Adrian Newey se juntará à Aston Martin quando deixar a Red Bull.
No entanto, Eddie Jordan, amigo de longa data e empresário do guru do design, afirmou que os comentários do escocês são “imprecisos” e “fantasiosos”.
Em maio, Newey e a Red Bull anunciaram que, após 19 anos de colaboração, a lenda do design deixará a equipe no início do próximo ano, encerrando uma parceria que rendeu 13 títulos de campeonato, com a possibilidade de mais dois.
Logo, surgiram especulações sobre o futuro de Newey: aposentadoria ou uma nova equipe?
Embora o engenheiro de 65 anos tenha expressado seu desejo de fazer uma pausa na Fórmula 1, afirmando estar tão cansado quanto “Forrest Gump”, ele reconheceu que poderia ter um momento de clareza e decidir continuar.
Apesar da Ferrari ter sido a principal candidata para contratar o britânico, relatos recentes indicam que o salário e o desejo de Newey de não se dedicar integralmente foram obstáculos, especialmente em face da oferta de US$ 100 milhões da Aston Martin.
Coulthard, talvez em uma tentativa de especulação, como mencionado em seu último podcast Formula For Success com o empresário de Newey, Eddie Jordan, sugeriu que Newey poderia se transferir para a Aston Martin.
“Não digo que o campo mais competitivo se deve à saída de Adrian da equipe [Red Bull]. É ridículo imaginar isso”, disse ele quando perguntado se a Red Bull estava sentindo falta de Newey.
“O desempenho de um carro de corrida depende do que você entregou, do que você fabricou fisicamente.
“O fato de Adrian ter decidido que seu futuro a longo prazo não é mais com a Red Bull é tão fantasioso quanto quando você [o empresário de Newey] desce do muro e anuncia onde conseguiu fechar o melhor negócio para Adrian… então quando você finalmente anuncia para todos nós que Adrian está indo para a Aston Martin, de repente achamos que o desempenho deles vai ganhar meio segundo? Claro que não.