É verdade que Emerson Fittipaldi já deixou a poderosa McLaren na mão?
Ele largou a Lotus, uma equipe então em alta, para apostar no tradicional time britânico. Essa é a história inspiradora de Emerson Fittipaldi, a lenda do automobilismo brasileiro que, com um compromisso que ultrapassava fronteiras, desbravou o mundo da alta velocidade e se consagrou na Fórmula 1.
Em 1974, Fittipaldi levou a McLaren ao título inédito. Era uma aposta arriscada, um time que antes não possuía nenhum título. No entanto, com a garra e habilidade que lhe eram característica, o piloto conseguiu colocar a escuderia no mapa do automobilismo. E essa história completa 40 anos. Antes de Fittipaldi, ninguém era capaz de imaginar tal feito.
De campeão a empresário: a saída da McLaren
Porém, a história entre Emerson Fittipaldi e a McLaren não durou muito. Após ser vice em 1975, o piloto chocou o mundo do automobilismo ao anunciar, no auge de sua carreira, que estava abandonando a McLaren. O motivo? O desejo de entrar de cabeça no projeto da Copersucar, uma equipe brasileira criada pelo seu irmão, Wilson Fittipaldi.
A decisão repentina pegou a McLaren e o mundo do automobilismo de surpresa. O britânico James Hunt, então recém-chegado ao time naquele ano, conseguiu conquistar o título com o M23, desencadeando uma série de eventos que foram retratados no filme “Rush – No Limite da Emoção”, de Ron Howard.
Verdade ou ficção: a McLaren se indignou com a decisão de Fittipaldi?
No filme, há uma cena em que o dono da McLaren se mostra profundamente irritado com a decisão de Fittipaldi. No entanto, segundo Fittipaldi, a equipe inglesa não ficou magoada e entendeu sua opção. De acordo com ele, a equipe achou que ele continuaria e se surpreendeu com sua decisão.
Importante ressaltar que, após anos, Teddy Mayer, o dono da McLaren, ainda trabalhou com Fittipaldi na Indy. Tal parceria resultou em uma vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, sem existir qualquer ressentimento ou desavença profissional entre eles.
“Emmo: A Racer’s Soul”, o livro da história de Fittipaldi
A aventura que foi a carreira de Fittipaldi é retratada no livro “Emmo: A Racer’s Soul” (Emmo: A Alma de um Piloto), uma publicação produzida em parceria com a McLaren para comemorar os 40 anos do título. O livro, escrito em inglês, pode ser encontrado no site da Amazon e não tem previsão de lançamento de uma versão em português.
Emmo na McLaren, na Copersucar, em Indianápolis. A paixão pela velocidade levou Fittipaldi a lugares incríveis, e a sua história ainda hoje inspira a todas as novas gerações de pilotos brasileiros.