É verdade que Max Verstappen levou a Red Bull para andar na neve?
O então piloto da Scuderia Toro Rosso na Fórmula 1, Max Verstappen, dirigiu em direção aos Alpes Austríacos para experimentar uma apresentação única de F1 no Kitsbühel Ski Resort em 2016, durante o Hahnenkamm Festival. O local conhecido por já sediar a Copa do Mundo de esqui, possui a pista mais desafiadora do mundo na modalidade, algo semelhante ao Nordschleife para os entusiastas do automobilismo.
Ambas as pistas requerem habilidades, condicionamento físico e coragem extremos. Portanto, não houve maneira melhor de realizar um “snowrun” do que com o carro mais avançado na pista mais desafiadora dos esportes de inverno.
“Nunca havia pilotado na neve. Foi um desafio real e tivemos de colocar correntes nos pneus. Foi muito especial. Algo que foi muito divertido e que só ficou melhor com o entusiasmo dos fãs”. – confessou o jovem Verstappen
Helmut Marko acompanhou Verstappen na aventura
Helmut Marko, na época diretor de automobilismo da Red Bull, estave presente para observar seu pupilo em ação. “É a propaganda perfeita para a Fórmula 1. Mostra exatamente o que você pode fazer com um pouco de imaginação. Eu adoraria ter feito algo assim na minha juventude, mas naquela época ninguém pensava nisso”, comentou.
Também entre os espectadores estava a lenda austríaca Gerhard Berger: “Muitos aqui provavelmente nunca viram um carro de Fórmula 1 de perto, e ter a oportunidade de presenciar isso neste cenário é algo verdadeiramente único.”
A equipe da Red Bull Racing trabalhou intensamente no showcar para adaptá-lo à situação. Um carro de Fórmula 1 está acostumado a altas temperaturas, então não foram apenas os pneus que precisaram ser especiais: o motor teve que ser remapeado e o ajuste modificado para que Max pudesse controlar o carro na neve.