Eddie Jordan coloca o dinheiro na mesa para ressuscitar grande equipe

0

O ex-proprietário de equipe da Fórmula 1, Eddie Jordan, liderou um consórcio que finalizou a aquisição do problemático clube de rúgbi London Irish, segundo diversas fontes.

O consórcio de Jordan surgiu como um forte candidato para assumir o clube desde outubro de 2024, conforme relatado pelo site PlanetF1.com. O London Irish estava sob administração judicial desde junho de 2023 devido a problemas financeiros, o que levou à sua suspensão da Premiership Rugby, a liga de elite do rúgbi inglês.

Expansão no esporte e modelo multiclube

Além de Jordan, o consórcio inclui as lendas do rúgbi Bob Skinstad e Andrew Mehrtens e tem o apoio da empresa de private equity Strangford Capital, da Irlanda do Norte, onde Jordan atua como investidor e consultor. O grupo já havia adquirido, em novembro passado, o clube francês AS Béziers Hérault, expandindo sua presença no esporte.

Com a aquisição do London Irish, os novos proprietários obtiveram os direitos de marca, imagem e propriedade intelectual do clube. No entanto, o centro de treinamento em Hazelwood não foi incluído no negócio.

O investimento da Strangford Ellis Ltd., veículo financeiro gerido pela Jordan Associates, levanta especulações de que o empresário possa estar adotando um modelo de propriedade multiclube, semelhante ao do City Football Group, que administra equipes como Manchester City, New York City e Girona.

Envolvimento com a F1 e papel no acordo de Newey

Embora não esteja diretamente envolvido na Fórmula 1 desde que vendeu sua equipe homônima — atualmente Aston Martin — em 2005, Jordan se tornou peça-chave em uma das grandes movimentações do esporte recentemente.

No ano passado, ele desempenhou um papel fundamental na negociação que levou Adrian Newey, renomado projetista da Red Bull, para a Aston Martin. Como empresário de Newey, Jordan ajudou a estruturar um acordo que permitirá que o engenheiro comece seu trabalho na nova equipe já em 3 de março de 2025, duas semanas antes do início da temporada da F1, evitando um longo período de “licença para jardinagem”.

Na Aston Martin, Newey assumirá o cargo de parceiro técnico de gerenciamento, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento do carro para 2026, ano em que a equipe contará com os motores da Honda e manterá a parceria estratégica com a Aramco.

Luta contra o câncer e mensagem de otimismo

Em dezembro, Eddie Jordan revelou que foi diagnosticado com câncer de bexiga e próstata, com metástase para a coluna e a pélvis.

Em uma atualização recente, o empresário de 76 anos compartilhou que está respondendo bem ao tratamento e tem “uma grande chance de sobrevivência”. Durante sua participação no podcast Fórmula para o Sucesso, Jordan reforçou a importância da prevenção e encorajou as pessoas a realizarem exames médicos regulares.

Atualmente, ele está no meio de um ciclo de quimioterapia e, apesar dos desafios, mantém uma perspectiva positiva:

A perspectiva e o futuro são ótimos. Deus abençoe esses profissionais da área médica.

Com sua atuação tanto no esporte a motor quanto no rúgbi, Eddie Jordan continua expandindo sua influência, consolidando-se como um empresário visionário e resiliente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.