Essa estratégia pode acabar com a temporada de estreia de Kimi Antonelli na Mercedes

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“Atacar com força desde o início” é a estratégia que Kimi Antonelli pretende adotar em sua temporada de estreia na Fórmula 1. No entanto, essa abordagem pode ser arriscada e até resultar em consequências sérias. Um aprendizado que figuras como Martin Brundle, Juan Pablo Montoya e outros especialistas da F1 esperavam que Antonelli tivesse internalizado após seu acidente no início de sua corrida na Fórmula 1.

Ataque ou cautela? O dilema de Kimi Antonelli

Vamos contextualizar… No ano passado, em meio a especulações sobre sua possível confirmação como piloto da Mercedes para a temporada de 2025, Kimi Antonelli, de 18 anos, fez sua estreia no volante do W15, participando de uma das duas provas obrigatórias de TL1 para jovens pilotos da Mercedes.

A primeira delas ocorreu em Monza, uma pista onde Antonelli se sentia em casa, e todos os olhares estavam voltados para ele.

O italiano, ao entrar no carro de George Russell, fez sua primeira volta rápida com um tempo impressionante. Ele foi ainda mais rápido na segunda volta, mas acabou perdendo o controle na Parabolica de alta velocidade.

A traseira do carro escorregou, ele saiu da pista, atravessou o cascalho e bateu com uma força de 52G contra a barreira de pneus. O dano foi tão grande que o início do FP2 de Russell foi adiado enquanto os mecânicos consertavam o carro.

Antonelli, que saiu do carro após 11 minutos, caiu da P1 para a P20. Embora tenha mostrado um bom tempo de volta inicialmente, ficou 2.279 segundos atrás do ritmo de Max Verstappen.

Ele quebrou, como disse o ex-chefe da equipe Haas, Guenther Steiner, a “regra de ouro” em sua primeira participação na F1.

Não bata… Se bater, você será lembrado como o cara – chave aberta, idiota, chave fechada – que bateu o carro no seu primeiro TL1“, comentou o italiano em um podcast sobre o compatriota.

Se você terminar em penúltimo, último, antepenúltimo, quinto penúltimo ou décimo primeiro no FP1, ninguém realmente se importa, porque ninguém presta atenção em onde você termina no FP1. Mas se bater, todos vão lembrar.

Antonelli reconheceu o erro e prometeu aprender com o acidente. “Foi um erro meu, tentando forçar um pouco demais para as condições. Eu deveria ter construído a corrida de forma mais progressiva. Mas, definitivamente, aprendi a lição para a próxima vez.

Entretanto, parece que a lição não foi completamente absorvida, já que, em declarações recentes, ele afirmou que continuará a “atacar totalmente desde o início“.

Minha mentalidade é entrar na pista e lutar pelas vitórias“, disse ele à publicação sport.de. “Não é fácil, claro, estou competindo contra os melhores dos melhores. Mas vou tentar aprender o máximo possível desde o começo. Vou atacar sem medo e ver o que acontece.

Conselho de ex-pilotos da Fórmula 1

Esse não é exatamente o conselho que Martin Brundle ofereceu após o acidente de Antonelli em Monza. O ex-piloto de F1 e comentarista da Sky F1 afirmou: “Era a última coisa que ele ou a equipe precisavam. Eles não tinham dados, o carro estava danificado, e a confiança dele foi abalada.

Brundle ainda destacou que Antonelli forçou demais no início, após ficar à frente de Lewis Hamilton em dois setores. “Ele estava tentando demais cedo demais e acabou perdendo a aderência.

Juan Pablo Montoya também aconselhou Antonelli a não se precipitar. Para ele, o jovem piloto pode acabar complicando a situação se tentar superá-lo logo de cara. “Ele pode perder a cabeça no começo do ano, porque não está mais competindo apenas contra seus companheiros de equipe. Agora ele está enfrentando alguém melhor do que tudo o que já experimentou.

Montoya sugeriu que Antonelli tenha a paciência de aprender com George Russell e, ao longo da temporada, consiga se destacar em algumas corridas. “Se ele conseguir aprender com George e em algumas corridas ficar à frente dele, será um bom ano. Mas se quiser dominar de imediato, pode acabar complicando tudo.

Só o tempo dirá se Antonelli, com sua postura agressiva, levará em consideração os conselhos dados. A expectativa é que a Mercedes, como Toto Wolff admitiu, entenda que ele cometerá erros ao longo do caminho.

No final, Kimi Antonelli terá que encontrar um equilíbrio entre ser cauteloso e rápido, sem perder a confiança. E se, por acaso, ele cometer erros, que ele siga os conselhos de Lewis Hamilton: “Não deixe que a negatividade o afete, porque as pessoas são tão negativas hoje em dia e julgam sem parar.”

Hamilton também lembrou que, quando se é jovem, como Antonelli, os erros são parte do processo de aprendizado. “Deveríamos apoiar esses jovens, não criticá-los. Todos cometemos erros, especialmente sob os holofotes.

Se ele seguir esses conselhos, terá mais chances de aprender com seus desafios e construir uma carreira de sucesso na Fórmula 1.

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