Esteban Ocon pode correr por outra equipe da Fórmula 1 ainda esse ano
Esteban Ocon pode substituir Logan Sargeant na Williams no segundo semestre da temporada de F1 2024, caso a Alpine decida liberar o francês mais cedo de seu contrato, segundo um rumor ousado (e improvável) que circulou no paddock do Grande Prêmio da Grã-Bretanha.
Reportagens do último sábado (6), confirmadas pelo site PlanetF1.com, alegaram que Ocon assinou um contrato para se juntar à Haas na temporada de F1 2025, com um anúncio esperado antes das férias de verão.
Isso ocorreu após a Haas anunciar a contratação do promissor piloto júnior da Ferrari, Oliver Bearman, na quinta-feira (4), em Silverstone. A equipe americana está se preparando para uma dupla de pilotos totalmente nova na próxima temporada.
Ocon tem mantido conversas com empresas como a Audi, que assumirá a atual equipe Sauber na F1 2026, e com a Williams, desde que foi anunciado no mês passado que ele deixará a Alpine ao término de seu contrato no final da F1 2024.
Situação de Sargeant complicada
Sargeant corre o risco de ser dispensado pela Williams no final deste ano, tendo marcado apenas um ponto desde que chegou ao grid no início da temporada passada. Surgiram informações de que o norte-americano está negociando para correr na IndyCar com a Prema Racing em 2025, com o chefe da equipe, Rene Rosin, confirmando seu interesse no piloto nesta semana.
Em entrevista à imprensa na sexta-feira (5), o diretor da equipe, James Vowles, admitiu que a Williams está “aberta” à possibilidade de substituir Sargeant antes do fim da temporada de F1 2024.
Os comentários de Vowles surgiram após ele reconhecer que a Williams pode em breve precisar considerar outros pilotos para se juntarem a Alex Albon na F1 2025, enquanto Carlos Sainz adia uma decisão sobre seu futuro.
Rumores recentes indicam que a Williams poderia escolher o piloto júnior da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, na segunda metade da temporada, com o italiano sendo um dos principais candidatos para substituir Lewis Hamilton no próximo ano, após mudanças regulatórias que teoricamente permitem sua estreia antes de seu 18º aniversário, coincidindo com o Grande Prêmio da Holanda em 25 de agosto.
Contudo, o repórter da Sky F1, Ted Kravitz, sugeriu que Ocon ainda poderia substituir Sargeant durante a temporada de F1 de 2024, o que poderia levar a Alpine a considerar o piloto reserva Jack Doohan como uma opção ao lado de Pierre Gasly no próximo ano.