Estrela da Fórmula E fica longe da vitória e perde a linha com o carro
Na estreia da temporada 2023/24 da Fórmula E, Mitch Evans teve que lidar com problemas de direção que, segundo o piloto, tornaram o volante “absurdamente pesado”. A situação ocorreu no eP da Cidade do México, no último sábado (13), e fez com que o neozelandês não conseguisse disputar o pódio. Evans terminou na quinta posição, mesma colocação em que havia largado, e foi incapaz de disputar o pódio. Enquanto seu companheiro de equipe, Nick Cassidy, terminou em terceiro lugar.
Problemas na direção atrapalharam desempenho
A dificuldade de acompanhar a dinâmica dos quatro pilotos que terminaram à sua frente chamou atenção durante a prova. Evans formou um segundo pelotão distante de Pascal Wehrlein, o vencedor, Sébastien Buemi, Cassidy e Maximilian Günther, não conseguiu se aproximar do alemão da Maserati e teve que se defender de Jean-Èric Vergne, da DS Penske. Posteriormente, Evans explicou que o volante pesado e as dificuldades de direção marcaram o desafio da disputa e classificou a situação como “bizarra”.
Situação inédita para o piloto na Fórmula E
Evans nunca havia enfrentado problema semelhante em sua carreira na Fórmula E. “Nunca passei por isso antes”, declarou Evans ao portal inglês Motorsport. Ele ainda desconhece a causa exata do problema, mas disse que a Jaguar irá analisar a barra de direção do carro. O neozelandês expressou sua frustração com a situação, mas reconheceu que, dadas as circunstâncias, não poderia esperar um resultado muito melhor. Mesmo assim, a equipe da Jaguar somou 26 pontos na rodada de abertura da Fórmula E, ocupando o segundo lugar no Mundial de Equipes.
Jaguar segue na busca pelo Mundial de Equipes.
A Jaguar segue agora analisando o desempenho do carro de Evans e preparando-se para a próxima corrida, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de janeiro, na Arábia Saudita, com o eP de Diriyah. A equipe, que tem apenas a rival Porsche à sua frente no Mundial de Equipes, espera superar os problemas enfrentados na estreia da temporada e seguir na disputa pelo título.