Ex-piloto da MotoGP é levado para o hospital após grave acidente
Andrea Dovizioso sofreu um sério acidente durante uma sessão de motocross na Itália. O piloto de 38 anos, que deixou a MotoGP em 2022, foi transportado de helicóptero para um hospital na Itália para realizar exames mais detalhados e ser mantido sob observação.
Conforme relatado pela emissora italiana RAI, Dovizioso estava praticando motocross em uma pista particular na província de Arezzo. O piloto sofreu uma lesão na cabeça durante o acidente e foi levado ao Hospital Careggi, em Florença. A emissora ainda enfatiza que “sua vida não está em perigo”.
Piloto foi nomeado lenda da MotoGP
No hospital, Dovi foi submetido a exames minuciosos na região cerebral. O site GPOne relata que a ressonância realizada não apresentou anomalias, mas ele foi diagnosticado com uma fratura na clavícula direita. O piloto italiano ainda está aguardando mais exames, pois há suspeita de fraturas nos pulsos.
Dovizioso fez sua estreia no Campeonato Mundial de Motovelocidade em 2001, competindo na categoria 125cc, que hoje é conhecida como Moto3. Três anos depois, conquistou seu primeiro título e foi promovido para a categoria 250cc, onde obteve dois vice-campeonatos consecutivos. Ele ascendeu à MotoGP, a classe principal, em 2008.
Depois de passar pela equipe de fábrica da Honda e pela Tech3 Yamaha, Dovizioso foi contratado pela Ducati em 2013 e experimentou os melhores anos de sua carreira, conquistando vice-campeonatos consecutivos entre 2017 e 2019. Ele também competiu pela SRT, que mais tarde se tornou RNF, antes de se aposentar das pistas no final da temporada de 2022.
Na MotoGP, o piloto italiano participou de 248 corridas, acumulando 15 vitórias, 62 pódios e 7 poles. No ano passado, antes do GP da Itália, ele foi nomeado Lenda da MotoGP em uma cerimônia realizada em Mugello.