F1: carro da Red Bull em 2024, levantou suspeita de modificação
Após várias especulações, especialmente depois da queda de desempenho do RB20, a Red Bull continua afirmando que não fez alterações nas configurações do carro para o GP de Miami de 2024. O diretor técnico da equipe de Fórmula 1, Pierre Waché, destacou que o progresso das outras equipes foi notável, colocando a Red Bull sob maior aperto.
Após Max Verstappen conquistar vitórias dominantes no Japão e na China, ele foi superado por Lando Norris, que se beneficiou de um momento com o safety car, na etapa de Miami, onde a McLaren aproveitou uma série de atualizações no seu MCL38. Isso posicionou a equipe de Woking entre os principais concorrentes, aumentando a atenção sobre a Red Bull em 2024.
No final do ano, os regulamentos sobre sistemas de freios assimétricos foram esclarecidos e oficialmente proibidos pelo novo texto. Houve acusações de que a Red Bull havia utilizado um sistema similar e agora estava sendo prejudicada pela nova regra, mas a FIA negou isso na época.
Nenhuma alteração no sistema de freios do carro
Waché confirmou que a Red Bull não fez nenhuma modificação no sistema de freios e que não havia nada nas configurações do carro que explicasse o desempenho abaixo do esperado em Miami. “Não mudamos o carro; não alteramos as configurações. Parece que foram os outros que fizeram uma grande mudança, não nós“, afirmou Waché em entrevista exclusiva à edição holandesa do Motorsport.com.
“Mas, para ser justo, em Miami deveríamos ter vencido a corrida. No entanto, não éramos mais os mais rápidos. Estávamos empatados e claramente algo mudou, especialmente com a McLaren”, disse ele. “Eles conseguiram uma menor degradação de pneus que todos os outros, e o pacote deles parecia funcionar muito bem depois. Não sei o que fizeram, você teria que perguntar a eles, não a mim.”
“Quanto a nós, o comportamento do carro foi semelhante ao que tivemos na China. Fizemos uma atualização em Suzuka e na China, e esses ajustes funcionaram muito bem. Em Miami, ainda estávamos próximos, mas durante a corrida ficou claro que a McLaren encontrou o ponto ideal de desempenho.“
Quando questionado sobre as acusações de frenagem assimétrica, Waché reiterou: “O carro não mudou, só para deixar claro. Não havia nada na configuração do carro que pudesse explicar por que estávamos mais lentos.”
Waché admitiu que foi uma “surpresa” ver as equipes rivais melhorando tão rapidamente com atualizações limitadas, sugerindo que as mudanças de configuração e pequenos ajustes ajudaram os carros a “se encaixarem”. Ele também comentou que a especulação sobre o desempenho da Red Bull não o afetou pessoalmente, mencionando que a pressão para criar o melhor carro já era intensa.
“Acho que ficamos mais surpresos com o progresso dos outros. E se você olhar o que fizeram [com as atualizações], não foi nada de extraordinário… foi mais o conjunto do carro que se encaixou. Foi uma grande surpresa“, afirmou.
“[A especulação] não me afeta. Não muda o fato de que todo fim de semana tenho a pressão de entregar o melhor carro, e a equipe tem a pressão de entregar o melhor carro para vencer a corrida. A especulação e o que gira em torno dela não afetam minha reação. Já tenho pressão o suficiente e não preciso criar mais para mim.“