F1: Mercedes ainda não tomou decisão sobre importante parte do carro
A Mercedes ainda está decidindo qual direção tomar em relação ao design do bico do seu carro para 2025 e utilizou o primeiro dia de testes para avaliar duas opções diferentes. A primeira sessão de Kimi Antonelli ao volante do W16 permitiu que o italiano completasse diversos itens da lista de verificação da equipe, mas, visualmente, o bico foi talvez o aspecto mais interessante.
A Mercedes aparentemente optou por testar uma ponta de bico mais longa para 2025, com a equipe divulgando imagens do W16 que apresentavam uma solução que se estendia sobre a frente do segundo elemento (esquerdo). Embora tenham completado a sessão da manhã com essa configuração, também havia outra alternativa.
Durante as primeiras quatro horas de teste, o W16 ainda estava equipado com um design de nariz semelhante ao utilizado em 2024, com a ponta posicionada na borda de ataque do segundo elemento da asa dianteira, expondo o espaço entre os elementos
Comparação do bico do Mercedes W16
É evidente que haverá diferenças no comportamento do fluxo de ar entre essas duas soluções. Portanto, é interessante ver que a Mercedes está buscando justificar sua decisão com testes práticos no mundo real, em vez de simplesmente confiar nas vantagens de desempenho percebidas nas simulações.
O comprimento e o formato da ponta não são características uniformes em toda a grade, o que implica ganhos ou perdas de desempenho tanto diretamente quanto no arrasto, dependendo de uma série de fatores, sendo que os rivais também fizeram ajustes ao longo deste período regulatório.
Após assistir ao treino da manhã, antes de subir no W16, George Russell compartilhou suas impressões com a mídia:
“Foi um começo sólido para a equipe. O carro está se comportando bem, embora as condições aqui sejam muito diferentes das que estamos acostumados, com bastante vento. Também sabemos que, na temporada passada, houve grandes flutuações no desempenho de todas as equipes.”
“Se você sair do teste como o mais rápido, quarto ou terceiro mais rápido, talvez não seja possível tirar conclusões definitivas, mas, ainda assim, o carro parece estar com um bom desempenho.”