F1 pretende ter mais de 20 carros no grid? Notícia confirmada!
Desde a temporada de 2017 a Fórmula 1 conta com somente 20 carros em seu grid. Em 2016, a categoria contou com onze equipes dentro do paddock, porém a Manor Racing não conseguiu sobreviver para o próximo ano. Desde então, o limite estabelecido pela categoria é de no máximo 12 escuderias. Porém, para o próximo Pacto de Concórdia, que estabelece quem deseja permanecer na F1, isso pode mudar.
De acordo com o jornalista Joe Saward, as equipes e a direção da F1 já trabalham em um novo pacto para a temporada de 2026 e será válido até 2030. Entre assuntos sobre a divisão de receita, teto de gastos, entre outros, a categoria pode ter o limite de dez equipes em um ano. Ainda, nesse novo acordo pode estaabelecer com que as equipes tenham propiedade independente, o que impediria a Visa Cash App RB de seguir na F1, já que ela pertence a Red Bull desde sua existência, quando ainda se chamava Toro Rosso e posteriormente Alpha Tauri.
Limite de dez equipes na F1 pode colocar fim nos sonhos da Andretti entrar na categoria
Um possível acordo para limitar a presença de dez equipes no paddock da Fórmula 1 também pode colocar um ponto final na história de uma possível entrada da Andretti na categoria. Com uma fábrica em Silverstone recém inaugurada, a equipe trabalha em um modelo de monoposto para 2026. Porém, ela sequer tem a sua presença confirmada na categoria.
A FIA chegou a dar uma autorização para a Andretti integrar o quadro de equipes da F1, porém o restante das escuderias barraram a participação da equipe. Caso o pacto de concórdia estabeleça um limite no número de equipes, a Andretti teria seu sonho frustado. Assim, ela só poderia entrar caso comprasse uma equipe ou caso a Visa Cash App RB deixe de existir, por ferir o pacto firmado entre as escuderias.