Famosa pista da Fórmula 1 pode estar com os dias contados na categoria
Com o aumento do interesse do público em geral na Fórmula 1, muitos países também tem tido interesse em contar com a categoria. Atualmente, o calendário possui 24 corridas em diferentes países. Com várias outras pistas demonstrando vontade de contar com a categoria, todos os circuitos correm risco de um dia ficar de fora em algum momento, como é o caso do Circuito de Barcelona.
Desde 1991, o Grande Prêmio da Espanha é realizado neste circuito, mas as coisas vão mudar a partir de 2026, quando a prova passará a ser disputada nas ruas de Madrid. A última vez que o país contou com uma corrida da F1 em circuito de rua foi em 2012, no GP da Europa. Na ocasião, a prova era disputada desde 2008 nas ruas de Valência.
Corrida no Circuito da Catalunha não deve aparecer na Fórmula 1 depois de 2026
Com o interesse de diversos países em estar presente no calendário na Fórmula 1 e com a tendência de ser mantida ou diminuida o número de corridas atuais, que atualmente é 24, o Circuito da Catalunha não deve receber a categoria para corridas a partir de 2026. No próximo ano irá acontecer a última prova no local, como Grande Prêmio da Espanha.
Mesmo que a corrida nas ruas de Madrid já seja tratado como algo certo dentro da direção da F1, ainda é necessário que a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) homologue o traçado do Circuito Urbano de Madrid e se ele terá as condições necessárias para conseguir receber um fim de semana de GP. Caso essa aprovação não seja concedida, existe o risco de que a prova espanhola volte para a Catalunha.