Famoso nome da F1: David Coulthard recusou 1 milhão de dólares na McLaren

0

Em meio a uma Fórmula 1 repleta de ofertas e propostas que levaram muitos pilotos a embarcar em novos projetos, também houve casos de quem, apesar de tentadoras propostas financeiras, manteve sua decisão inalterada. Alguns pilotos resistiram à sedução do dinheiro para permanecer em uma equipe, movidos pelo sentimento de pertencimento ou pelo orgulho de preservar seus símbolos distintivos.

A proposta de Ron Dennis

Esse tipo de fidelidade foi menos comum do que mudanças motivadas por contratos milionários, mas um dos exemplos mais marcantes teve David Coulthard como protagonista. No auge de sua trajetória na McLaren, equipe pela qual conquistou 12 de suas 13 vitórias na F1.

O escocês recusou uma oferta de US$ 1 milhão feita por Ron Dennis, então chefe da equipe. O objetivo da proposta era persuadir Coulthard a remover qualquer referência à bandeira escocesa de seu capacete, que se destacava na pista com a tradicional Cruz de Santo André.

A recusa de ambos os pilotos

Coulthard relembrou o episódio em entrevista ao Daily Mail, revelando que seu companheiro de equipe, Mika Häkkinen, também recebeu uma oferta semelhante:

“Nos anos 90, Ron Dennis queria criar uma identidade visual uniforme para a equipe. Ele conversou comigo e com Mika sobre isso, mas ambos recusamos a ideia. Talvez ele não tenha compreendido totalmente nosso ponto de vista. Ele era um chefe e dono de equipe incrível, mas nunca foi piloto. Provavelmente só entenderia se alguém lhe oferecesse dinheiro para mudar o logotipo.”

A importância da identidade

A pintura do capacete, que simboliza a identidade de um piloto, também foi valorizada por Dayton Coulthard, filho de David, que decidiu incluir a bandeira belga em seu design em homenagem à mãe, Karen Minier.

“Ele se identifica como escocês por escolha”, comentou Coulthard sobre o filho, que está prestes a estrear na GB4. “A identidade no capacete faz parte do que o define. É algo que o faz feliz. Sua identidade é sua identidade. Seu nome é seu nome. Nem tudo tem um preço.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.