Famoso piloto espanhol confirma que vai aposentar no fim da temporada
O mundo da velocidade terá uma despedida das pistas já confirmada para o fim da atual temporada. Um piloto espanhol conhecido por muitos torcedores, confirmou que vai aposentar das disputas oficiais.
Aleix Espargaró escolheu a corrida em casa para revelar seus planos futuros na MotoGP. Aos 34 anos, o piloto número 41 anunciou na quinta-feira (23), durante o primeiro dia de atividades oficiais para o GP da Catalunha, que planeja se aposentar ao final da temporada atual.
Atualmente ocupando a oitava posição no Campeonato Mundial de Pilotos, o irmão mais velho de Pol já havia mencionado anteriormente que a aposentadoria era uma possibilidade. No último ano de seu contrato com a Aprilia, o pai dos gêmeos Max e Mia estava considerando suas opções, mas decidiu que era hora de encerrar sua carreira.
“Como todos imaginam, vou me aposentar da MotoGP no fim da temporada 2024. Este é um circuito que cresci, então é o local perfeito para anunciar essa saída. Como piloto da MotoGP, tive uma trajetória estranha. Como na vida de todos, nada foi fácil, mas a minha foi estranha e nenhum roteirista de Hollywood imaginaria que aos 30 anos estaria vencendo com uma marca que nunca tinha ganhado”
Carreira do piloto na MotoGP
Nascido em Granollers, Aleix deu seus primeiros passos na classe rainha do Mundial de Motovelocidade em 2009, quando participou de quatro corridas com a Pramac. No ano seguinte, competiu durante toda a temporada, mas somou apenas 65 pontos, terminando em 14º lugar no Mundial e sendo rebaixado para a Moto2.
Com a equipe Pons, o piloto de número 41 encerrou a temporada na Moto2 na 12ª posição e retornou à categoria principal com a Aspar. Após dois anos com a equipe de Jorge Martínez, Aleix se juntou à Forward em 2014, onde conquistou sua primeira pole position no GP da Holanda e seu primeiro pódio, alcançando o segundo lugar no GP de Aragão, na MotoGP.
Seu desempenho, que o levou ao sétimo lugar no campeonato, resultou em uma vaga na equipe oficial da Suzuki, que estava retornando ao campeonato. O “catalão”, como é conhecido, passou dois anos com a marca japonesa e, em seguida, mudou-se para a Aprilia.
Liderando o desenvolvimento da RS-GP, Aleix experimentou os momentos mais marcantes de sua carreira, incluindo poles, vitórias e até mesmo disputas pelo título.
Sua melhor temporada aconteceu em 2022, quando ele chegou a sonhar com o título mundial. Com uma vitória, seis pódios e duas poles, Espargaró enfrentou uma queda de desempenho do protótipo de Noale no final da temporada, terminando em quarto lugar na classificação geral, mas elevando seu status na MotoGP.
Embora não tenha repetido o desafio pelo título em 2023, Aleix venceu duas vezes, conquistou mais uma pole position e subiu ao pódio três vezes, encerrando o ano na sexta posição geral.