Fatos que poucos sabem, mas ligam a história de Silvio Santos com o automobilismo
No último sábado (17), Silvio Santos, fundador do canal de TV SBT, veio a falecer com 93 anos de idade. Considerado por muitos como um dos maiores comunicadores da história da televisão brasileira, Silvio foi responsável por criar uma grande rivalidade entre a Globo e a sua emissora. Além disso, ele também teve uma participação na presença do automobilsimo na televisão.
A última vez que o SBT transmistiu a corrida de uma categoria internacional foi em 2000, quando ela era a casa da Fórmula Indy no Brasil. A categoria já estava na emissora desde 1996 e teve um relativo sucesso nessa época. Além disso, o canal por pouco não foi responsável pela transmissão da Fórmula 1 no país e também já transmitiu uma categoria nacional.
Relembre alguns fatos sobre a história entre Silvio Santos e o automobilismo
Silvio Santos apostou na Indy em 1995
Com a queda do interesse do público na Fórmula 1, por conta da morte de Ayrton Senna, Silvio Santos decidiu apostar na transmissão da Fórmula Indy em 1995. Com a presença de vários brasileiros na categoria, com destaque para Emerson Fittipaldi, a categoria fez sucesso na emissora. Ela seguiu por lá até o ano de 2000.
Gugu x Fórmula Indy
Por conta dos horários da corrida, o ‘Domingo Legal‘, que na época era apresentado por Gugu Liberato, passou a sofrer com a Indy, que batia de frente contra a atração. Por conta disso, Gugu se movimentou nos bastidores para acabar com a transmissão da Fórmula Indy na emissora, ao menos no horário em que o seu programa era transmitido. Silvio Santos bateu de frente e decidiu bancar a categoria. Porém, com a saída de Fittipaldi da Indy, o interesse do público também caiu. Assim, Silvio decidiu ceder ao pedido de Gugu e diminuiu o número de transmissões ao vivo.
Fim da Indy no SBT
A Fórmula Indy chegou no SBT em 1995 e teve um grande sucesso no início, em especial pela presença ativa de brasileiros. Emerson Fittipaldi era um dos nomes de maior apelo e que trouxe maior interesse do público. Porém, a saída de Fittipaldi da Indy ao final de 1996 fez com que o interesse do público pela categoria diminuisse. Em 2000, já sendo transmitda nas noites de domingo como VT, a Indy deixou o SBT.
Automobilismo brasileiro no SBT
Após a Indy, a emissora de Silvio Santos ainda seguiu transmitindo a Fórmula Truck, através de reportagens e exibição dos melhores momentos no programa Brasil Caminhoneiro, que foi transmitido pelo SBT até o ano de 2019.
Silvio Santos barrou a F1 no SBT
Em 2020, a Globo decidiu não renovar o acordo de transmissão da Fórmula 1 com a Liberty Media. Isso fez com que várias outras emissoras desejassem transmitir a F1, incluindo o SBT. Porém, Silvio Santos foi contra a ideia, já que iria precisar modificar a grade matinal da emissora. Pouco tempo depois, a Band assumiu a transmissão da categoria.