Felipe Massa ganha um grande aliado na luta por título no tribunal
A reclamação judicial feita por Felipe Massa para revisão dos resultados da temporada 2008 da Fórmula 1 ganhou um novo aliado. Jean Todt, ex-chefe da Ferrari e ex-presidente da FIA, deu declarações ao jornal italiano La Stampa, onde expressou sua opinião de que o GP de Singapura em 2008 deveria ter sido cancelado por conta do episódio conhecido como Crashgate.
Desde o início do ano, Massa tem trabalhado na construção de um caso jurídico que questiona o resultado final da temporada 2008 da F1, a qual terminou com Lewis Hamilton vencedor e Massa na segunda posição.
A judicialização da temporada 2008
Massa tem argumentado que novas revelações do ex-dirigente da F1, Bernie Ecclestone, do ex-presidente da FIA, Max Mosley, e do ex-diretor de provas da F1, Charlie Whiting, indicam que a Fórmula 1 e a FIA tinham conhecimento de que o GP de Singapura de 2008 foi manipulado antes mesmo do fim da temporada, e mesmo assim optaram por não tomar qualquer atitude.
No entanto, até agora, a luta de Massa não havia recebido o apoio de nenhuma figura importante do universo da F1. A Ferrari, através de sua liderança atual, representada por Frédéric Vasseur, até agora evitou comentar sobre o caso. Stefano Domenicali, que liderava a Ferrari em 2008, agora atua como CEO da Fórmula 1.
Após declaração de Todt, a situação muda
Agora, após as afirmações de Jean Todt ao La Stampa, essa situação começa a ter uma reviravolta. Todt, que comandava a Ferrari na época, admite que o caso foi “muito duro psicologicamente” para Massa. Para ele, talvez as autoridades do esporte precisassem ter atuado de forma mais enérgica quando as manipulações no GP de Singapura foram reveladas. “Não há dúvidas de que o GP de Singapura foi manipulado e que deveria ter sido cancelado”, concluiu Todt.
Aguardamos agora a resposta da Justiça diante de todas essas revelações que mudam o panorama da temporada 2008 da Fórmula 1. Todas as informações apontam para a possibilidade de que o campeonato, que premiou Lewis Hamilton, possa, na verdade, ter tido outro vencedor: Felipe Massa.