Felipe Massa volta a acelerar “Ferrari” e surpreende os torcedores
O ex-piloto de Fórmula 1, Felipe Massa, atraiu olhares em São Paulo ao conduzir um hiperesportivo incomum: o BYD Yangwang U9, uma espécie de “Ferrari chinesa” que em breve será lançada no mercado brasileiro, com um preço certamente na casa dos milhões.
Esta é mais uma estratégia de marketing da BYD, que tem como objetivo se tornar a terceira maior fabricante do Brasil até 2028, com uma série de lançamentos planejados para alcançar essa meta. Nenhum modelo será tão exclusivo quanto os Yangwang, uma linha de luxo e tecnologia de ponta, que também contará com o U8, um jipe capaz de até navegar sobre a água.
No caso do Yangwang U9, o destaque fica por conta dos quatro motores elétricos que, juntos, entregam 1.305 cv e permitem que o carro acelere de 0 a 100 km/h em apenas 2,4 segundos. Durante seu passeio pela Zona Sul de São Paulo, Massa provavelmente não atingiu a velocidade máxima de 394 km/h do veículo, mas certamente aproveitou outros recursos, como a impressionante capacidade do U9 de girar em torno do próprio eixo.
Isso ocorre porque cada motor é responsável por uma roda, possibilitando que elas girem de forma independente. Esse sistema não só facilita manobras como a baliza, mas também oferece um controle de tração e estabilidade extremamente sensível, essencial para pilotagens em condições extremas.
Outro recurso que o piloto explorou foi a habilidade do BYD Yangwang U9 de “dançar”. Isso é possível graças ao sistema de suspensão DiSus, que utiliza amortecedores eletromagnéticos, dos quais a fabricante divulga poucas informações.
O principal objetivo do DiSus é reduzir a vibração na cabine a níveis inéditos, além de evitar a rotação da carroceria nas curvas. A tecnologia exclusiva da BYD também oferece outras funcionalidades, como permitir que o carro “salte” sobre buracos na estrada. Embora a altura seja de apenas alguns centímetros, a montadora afirma que, a partir de 100 km/h, o veículo pode flutuar por até 6 metros.
Outros recursos importantes na máquina
O DiSus também oferece recursos impressionantes, como a capacidade de dirigir com três rodas, caso um pneu fure, por exemplo. Além disso, o sistema tem um modo de demonstração que permite ao hiperesportivo “dançar” de maneira similar aos lowriders, aqueles carros que se tornaram populares nos Estados Unidos no século passado.
O BYD Yangwang U9 que Felipe Massa conduziu estava equipado com placas verdes, sinalizando que a unidade está em processo de homologação no Brasil. Com a estratégia acelerada da fabricante chinesa para conquistar o mercado, o lançamento do U9 no país deve ocorrer em poucos meses, com preços previstos entre R$ 2.500.000 e R$ 3.500.000.
Em breve, o Yangwang U8, com preço similar, também será lançado. Para completar a oferta entre os modelos de luxo extremo e os carros já disponíveis no Brasil, a BYD pretende trazer suas submarcas Denza e Feng Cheng Bao ao mercado brasileiro.