Fernando Alonso banca o projetista e ajuda Aston Martin a criar carro de rua
A Aston Martin revelou seus planos de desenvolver uma versão “extrema” do seu carro esportivo Valour para as ruas, conhecido como Aston Martin Valiant, encomendado pessoalmente pelo renomado piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso.
Alonso teve um impacto imediato na Aston Martin desde que se juntou à equipe antes da temporada de Fórmula 1 de 2023, conquistando um total de oito pódios em seu primeiro ano com a equipe de Silverstone.
No início deste ano, a Aston Martin anunciou que o bicampeão mundial assinou um novo contrato plurianual com a equipe, estendendo até pelo menos o final da temporada de Fórmula 1 de 2026, quando ele terá 45 anos. Alonso descreveu o acordo como um “projeto vitalício” que “me manterá ligado à Aston por muitos e muitos anos”.
O Aston Martin Valiant está sendo desenvolvido pela divisão Q da empresa, que permite aos proprietários personalizar o design de seus carros.
Alonso afirmou em uma declaração: “O Valour foi uma celebração espetacular do 110º aniversário da Aston Martin e me inspirou a criar uma versão mais extrema, inspirada em carros de corrida, focada na pista, mas que também oferecesse uma experiência emocionante na estrada.”
“A Valiant nasceu da minha paixão por dirigir no limite e gostei de trabalhar em estreita colaboração com a equipe Q by Aston Martin tanto no design quanto nas especificações técnicas e acredito que criamos uma obra-prima.”
Novo carro com participação de Alonso
A Aston Martin anunciou o lançamento do Aston Martin Valiant em 26 de junho de 2024, um carro originalmente encomendado por Alonso em colaboração com a divisão personalizada Q do fabricante.
Alonso desafiou a Aston Martin a criar uma versão mais leve, extrema e inspirada no automobilismo da edição especial Valour, produzida para celebrar o 110º aniversário da marca em 2023, que por sua vez foi baseada no modelo DBS.
Este é o segundo supercarro diretamente influenciado por Alonso, após a Alpine, sua ex-equipe com a qual ganhou seus dois campeonatos mundiais de Fórmula 1 em 2005/06, anunciar a produção do Alpine A110 R Fernando Alonso em outubro de 2022.
Embora tenha sido revelado após Alonso anunciar sua mudança para a Aston Martin, a Alpine prosseguiu com os planos de produzir 32 unidades do carro, número escolhido para refletir as 32 vitórias em Grandes Prêmios alcançadas por Alonso.