Fernando Alonso é punido na China: Vai perder quantas posições no Grid?
A primeira corrida Sprint da temporada 2024 da Fórmula 1, disputada na China, não deixou de ser animada. Algumas disputas esquentaram as 19 voltas no circuito de Xangai, com alguns “pegas” no pelotão da frente que levantou as arquibancadas.
Um desses pilotos envolvidos na briga por posições foi Fernando Alonso, que no fim das contas foi penalizado com dez segundos e três pontos na superlicença devido a uma colisão com Carlos Sainz, da Ferrari, durante a disputa na Sprint.
Durante a corrida de sábado, Alonso defendeu a terceira posição por grande parte da prova até que Sainz tentou ultrapassá-lo na volta 16. Os pilotos disputaram posição lado a lado por várias curvas antes de se tocarem na curva 9, resultando na saída de pista de ambos.
Enquanto Sainz conseguiu continuar, apesar dos danos no carro, e terminando em quinto, Alonso abandonou a corrida devido a um pneu furado. Após investigação, os comissários consideraram o espanhol responsável pelo incidente.
Quantas posições Alonso vai perder no Grid?
Se você já está se perguntando em quantas posições o espanhol da Aston Martin vai perder para a corrida principal, saiba que a punição não altera o lugar de partida de Alonso, que está confirmado para largar na 3ª posição.
Apesar da punição, de acordo com o regulamento, os dez segundos não podem ser aplicados no Grande Prêmio de domingo, já que Alonso não completou a corrida Sprint. Como resultado, o piloto da Aston Martin não recebeu penalização no grid de largada, mas os três pontos de penalidade foram adicionados à sua superlicença.
A própria FIA já reconheceu a ambiguidade do regulamento e indicou a intenção de buscar esclarecimentos para casos semelhantes no futuro.
As opiniões dos pilotos sobre o incidente são divergentes. Alonso considerou a manobra como normal, afirmando: “Foi uma disputa acirrada, corremos lado a lado por algumas curvas, e no final, alguém tem que ceder”.
Por outro lado, Sainz acredita que a tentativa de ultrapassagem foi excessivamente ousada: “Fiz uma boa manobra por fora na curva 7, mas na 9 ele (Alonso) tentou tudo ou nada, o que nos custou a corrida. Acabei sofrendo danos e muita sujeira no pneu devido a essa tentativa otimista”, completou.