Fernando Alonso quer acabar com velha tradição da F1 e propõe novo formato pra categoria
Enquanto certos pilotos expressam preocupações sobre a escassez de tempo de treino no Grande Prêmio da China, Fernando Alonso, da Aston Martin, aparenta inclinar-se para a ideia de eliminar totalmente uma tradição da Fórmula 1: os treinos livres em um fim de semana de corrida da categoria.
A Fórmula 1 está se preparando para retornar ao Circuito Internacional de Xangai pela primeira vez em cinco anos. Nessa ocasião, o formato revisado da Sprint fará sua estreia. As mudanças significativas incluem a realização da qualificação e do Grande Prêmio após a conclusão da ação do Sprint.
Ideia de Alonso não deve agradar os outros pilotos do grid
A habitual sessão de treino livre 1 de uma hora permanece como parte do formato alterado da Sprint, mas isso gerou preocupações entre pilotos como Max Verstappen, Sergio Perez e Carlos Sainz, que estão apreensivos com a falta de tempo para se aclimatarem ao Circuito de Xangai.
Se apenas uma hora de prática já os inquieta, a ideia de Alonso certamente não seria bem recebida por eles. O embaixador da Aston Martin, Pedro de la Rosa, revelou que Alonso sugeriu um novo formato de fim de semana de corrida na F1, no qual os pilotos iriam diretamente para a qualificação, eliminando os treinos livres como preparação.
“Fernando, na verdade, o que ele gostaria é ir direto para a qualificação”, revelou De la Rosa no podcast F1 Nation.
“Ele às vezes mencionava isso. Ele não precisa de aquecimento, não precisa de outro jogo de pneus para andar mais rápido, é só estrondo, a primeira volta, é isso, é o mais rápido que ele será durante todo o fim de semana porque ele não precisa atualize-se.