Ferrari na F1: Os pilotos que mais venceram na história da equipe
A Ferrari, é a equipe mais vitoriosa e tradicional da história da Fórmula 1. Conquistou também a maior legião de fãs em todo o mundo da velocidade. Independentemente de os pilotos que comandam os carros vermelhos alcançarem o topo do pódio, a Scuderia Ferrari sempre se destaca no universo do automobilismo.
Mas como esse status foi conquistado? Para obter essa resposta, é necessário compreender a história da Ferrari e conhecer as pessoas que contribuíram para a sua construção.
A Scuderia Ferrari foi fundada em 1929 por Enzo Ferrari, mas levou mais de 20 anos para ingressar na Fórmula 1, a principal categoria do automobilismo. Desde a primeira temporada oficial da Fórmula 1 em 1950, a equipe italiana esteve presente, tornando-se assim o time mais antigo e único em todas as temporadas da história da categoria.
Embora a Ferrari tenha participado da primeira temporada da Fórmula 1, seus carros não estavam prontos a tempo da primeira corrida. Portanto, a equipe italiana fez sua estreia na competição no GP de Mônaco em 21 de maio de 1950.
A primeira vitória da Scuderia Ferrari na Fórmula 1 aconteceu no GP da Inglaterra em 1951, enquanto Alberto Ascari se tornou o primeiro piloto da equipe italiana a conquistar um título mundial em 1952. Ao longo da história na categoria, a Ferrari é a equipe mais bem-sucedida, acumulando 31 títulos no total (16 de construtores e 15 de pilotos).
Pilotos que mais venceram na história da Ferrari na F1
Você já deve imaginar que o piloto que mais venceu com a equipe italiana é Michael Schumacher. Ao todo o alemão conquistou 72 vitórias pela Ferrari ao longo dos anos. O primeiro triunfo do heptacampeão do mundo com a equipe de Maranello, aconteceu em 1996, no GP da Espanha, realizado em Barcelona. Já a última vitória aconteceu no GP da China em 2006.
Um ponto que chama muito a atenção é a vantagem de Schumacher para o 2º colocado. O lendário piloto austríaco Niki Lauda é o segundo que mais venceu no carro vermelho, com “apenas” 15 vitórias, um número bem inferior em relação ao alemão, mas de toda forma histórico, afinal ajudou Niki a conquistar dois títulos mundiais pela equipe.
Completam o TOP 5, outros grandes pilotos da história da categoria. O tetracampeão do mundo Sebastian Vettel, apesar de não ter conquistado nenhum mundial com a equipe italiana, é o 3º que mais venceu com 14 vitórias.
Na 4ª colocação temos o lendário Alberto Ascari, um dos primeiros ídolos da história da equipe com 13 vitórias. E completando a lista com 11 vitórias, o brasileiro Felipe Massa e o espanhol Fernando Alonso, único da lista ainda em atividade na F1.