Ferrari prepara carta na manga e planeja dar o “bote” na Red Bull em Silverstone
A Ferrari vem evoluindo cada vez mais, o time reformulou o conceito do SF-24 para a temporada 2024 da Fórmula 1, focando mais no ritmo de corrida do que na classificação, ao contrário do ano anterior.
Apesar de já ter vencido duas corridas este ano, a escuderia de Maranello viu Max Verstappen e a Red Bull dominarem as sessões de qualificação, conquistando a pole position nas primeiras sete etapas. Agora, a equipe italiana busca recuperar sua força nas voltas lançadas e está mirando atualizações para o GP da Inglaterra.
Em 2023, a Ferrari conseguiu impor um ritmo de classificação muito forte, obtendo sete poles no total, com Charles Leclerc conquistando cinco e Carlos Sainz duas. No entanto, o desempenho em corrida do SF-23 deixou a desejar, e apenas a pole position de Sainz no GP de Singapura foi convertida em vitória.
Ferrari quer mudar esse cenário na Inglaterra
Diante das dificuldades nas corridas, Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, viu a necessidade de mudar o projeto do carro para torná-lo mais rápido e eficiente aos domingos. Esse ajuste já mostrou resultados em 2024, com a equipe italiana conquistando duas vitórias e ocupando o segundo lugar no Mundial de Construtores.
No entanto, a Ferrari teve mais dificuldades nas classificações, o que a deixou fora da disputa pela vitória no GP da Emília-Romanha, quando foi superada por Red Bull e McLaren. Vasseur destacou que a mudança no projeto tornou a equipe mais vulnerável em termos de voltas rápidas.
“No ano passado fomos competitivos na classificação, mas sofríamos nas corridas. Também tínhamos alguns problemas em certas curvas e menos em outras. Então trabalhamos nesses pontos fracos e demos um passo à frente, mas isso nos comprometeu um pouco na classificação”, disse o dirigente.
Segundo o portal Formu1a.uno, a Ferrari espera reverter o cenário das classificações a partir do GP da Inglaterra, quando está previsto o lançamento de um robusto pacote de atualizações para a SF-24. Além das mudanças em Silverstone, a publicação afirma que a equipe também fará pequenas alterações no carro entre os GPs do Canadá e da Áustria.